DGS prevê subida de casos de Covid-19 no inverno, mas com “baixo impacto” no SNS
Apesar de prever um maior número de contágios com SARS-CoV-2 no inverno, Graça Freitas considera que a população "está pronta" para medidas como o fim do isolamento obrigatório de casos positivos.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu esta terça-feira que se prevê que o número de casos de Covid-19 aumente no inverno, ainda que com um “baixo impacto” no Serviço Nacional de Saúde, noticia a TSF (acesso livre). Porém, ressalva que “se houver algum sinal de alerta” a DGS está disponível “para rever a estratégia em curso”.
Segundo Graça Freitas, a vacinação contra o coronavírus “tem permitido controlar a doença para níveis aceitáveis”, pelo que é possível confiar na “capacidade das pessoas de gerir a sua situação clínica e a sua vida social” depois de o Governo ter decretado o fim da obrigatoriedade de isolamento para casos positivos. “A sociedade está pronta para este tipo de medidas”, defende.
Lembrando que a população tem “uma obrigação social de proteger os mais vulneráveis e os outros” em relação às doenças que se transmitem, a responsável da DGS aponta que, “de acordo com a sua condição de doença, as pessoas devem decidir elas próprias se ficam mais isoladas”. Caso contrário, aconselha a que limitem o contacto com pessoas mais vulneráveis e recorram ao uso de máscara e a medidas de etiqueta respiratória.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DGS prevê subida de casos de Covid-19 no inverno, mas com “baixo impacto” no SNS
{{ noCommentsLabel }}