Hoje nas notícias: Apoio às rendas, IRC e portagens sobre o Tejo

  • ECO
  • 10 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo vai criar um mecanismo com cerca de 500 milhões de euros para apoiar as rendas de jovens trabalhadores. A taxa de IRC a 17% alargada dos primeiros 25 mil euros de lucro para os 50 mil euros vai abranger 110 mil empresas. Armindo Monteiro vai suceder a António Saraiva na liderança da CIP. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Verbas do Fundo de Compensação vão apoiar rendas de jovens trabalhadores

O Governo vai criar um mecanismo de apoio às rendas dos jovens trabalhadores com cerca de 500 milhões de euros provenientes do Fundo do Compensação do Trabalho (FCT), que será extinto. Segundo avança o DN/Dinheiro Vivo, a medida, que consta do acordo de rendimentos assinado no domingo entre o Executivo, a UGT e a CIP, ainda está em estudo e só deverá entrar em vigor depois de 2024. Na prática, as empresas que contribuíram com 0,925% dos salários-base para o FCT, que se destina a pagar até 50% da indemnização por despedimento, poderão usar parte da verba do fundo para ajudar os seus trabalhadores a suportar a renda da casa.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Redução do IRC beneficia 110 mil empresas

Do acordo de rendimentos assinado no domingo entre o Governo e os parceiros sociais, que irá vigorar até 2026, consta o alargamento da taxa de IRC a 17% sobre os primeiros 25 mil euros de lucro para 50 mil euros. Desta forma, 110 mil empresas serão abrangidas por esta medida, num universo de 221 mil pequenas e médias empresas. Significa isto que a medida traduzir-se-á numa descida do IRC, que também vai ser aplicada às empresas que aumentarem os salários.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Pensões têm segundo maior corte real em 15 anos

Tendo em conta a taxa de inflação deste ano e apenas os rendimentos com caráter permanente, o aumento das pensões previsto para 2023 – que o ministro das Finanças tem reforçado que, em termos nominais, é o maior dos últimos 15 anos – é o segundo maior corte realizado no mesmo período no caso de uma pensão de 500 euros. Isto mostra, assim, o impacto sobre o poder de compra dos pensionistas num cenário de inflação elevada e da decisão do Governo de não seguir a regra de atualização automática das pensões prevista na lei.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Armindo Monteiro vai ser o novo presidente da CIP

Armindo Monteiro vai substituir António Saraiva na presidência da CIP – Confederação Empresarial de Portugal. De acordo com o Jornal de Negócios, a mudança na liderança da CIP deverá concretizar-se em fevereiro de 2023, tendo em conta que o mandato atual começou em 2020 e termina no final deste ano. Armindo Monteiro é, há mais de uma década, um dos seis vice-presidentes da direção da entidade, em representação da ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica, na qual exerce as funções de presidente na mesa da assembleia geral.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Portagens nas pontes sobre o Tejo podem subir mais de 9% em janeiro

As taxas de portagem nas duas pontes sobre o rio Tejo podem aumentar mais de 9% a partir de janeiro de 2023, visto que a Lusoponte, que atualiza essas taxas com base na inflação de setembro (9,3%), terá de propor aumentos dessa dimensão. O Executivo poderia colocar um travão à dimensão da subida como fez com as rendas, mas até agora não deu qualquer indicação às concessionárias nesse sentido. Com uma atualização dessa ordem, um veículo da classe 1 passará a pagar mais 20 cêntimos em 2023 para atravessar a ponte 25 de Abril e mais 25 cêntimos para percorrer a Vasco da Gama.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Apoio às rendas, IRC e portagens sobre o Tejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião