BRANDS' ECO Dreamforce 2022: o poder da inovação
No ano em que se assinala a 20ª edição do Dreamforce, o maior evento da Salesforce que acontece em São Francisco, foram vários os anúncios que o mercado nacional irá conhecer no Innovation Day, dia 25
De São Francisco para Lisboa. É essa a trajetória das novidades da Salesforce, fornecedor mundial de aplicações empresariais, apresentadas no evento Dreamforce 2022, que decorreu nos Estados Unidos no passado mês de setembro. Agora serão dadas a conhecer ao mercado nacional, no próximo dia 25 de outubro, no Innovation Day, que se realiza em Lisboa.
O evento norte-americano, que durou três dias, contou com a presença de um notável grupo de oradores, desde o político Al Gore, o cantor Bono, a antropóloga Jane Goodall, o ator Matthew McConaughey e a atriz Jennifer Hudson. Aquele que foi o maior encontro empresarial desde a COVID 19, apresentou mais de mil sessões que contaram com a presença de uma centena de CEOs no local. Ao todo, entre o online e presencial, foram mais de 150 mil as pessoas registadas, sendo que o Executive Summit, um evento paralelo apenas para executivos seniores, chamou a atenção de mais de 450 participantes.
O Dreamforce, que proporcionou uma experiência virtual durante três dias de transmissão, com 72 horas de conteúdo ao vivo e mais de 200 sessões on-demand, gerou uma receita em São Francisco de 40 milhões de dólares.
A fechar o encontro, e porque nem só de negócios se faz um grande evento, os Red Hot Chilli Peppers atuaram no Dreamfest em Ball Park para terminar em grande estilo uma nova edição deste significativo evento tecnológico.
A Genie..lidade
Mas vamos aos lançamentos. O primeiro grande destaque foi para a Genie, apresentada como “a primeira plataforma de dados CRM em tempo real” que alimenta toda a plataforma Salesforce Customer 360. Segundo a empresa, com a Genie, todas as empresas podem agora “transformar dados em magia, oferecendo experiências altamente personalizadas em vendas, serviços, marketing e comércio, que se adaptam continuamente às informações e necessidades do cliente em tempo real”.
Este anúncio é particularmente interessante se levarmos em conta que 71% dos consumidores esperam que cada interação com uma empresa seja personalizada, isto quando os dados permanecem isolados e duplicados na maioria das organizações. “As empresas, em média, têm 976 aplicações separadas para administrar os seus negócios – potencialmente 976 versões de um único cliente, levando a experiências digitais desconectadas. Responder às necessidades dos clientes em tempo real é mais crítico do que nunca, mas está a tornar-se mais desafiante, pois a quantidade de dados criados, captados, replicados e consumidos a cada ano deve mais que dobrar até 2026”, explica a Salesforce.
Mas este foi apenas um dos anúncios feitos em São Francisco. No evento Dreamforce, a empresa também anunciou um marketplace para a compra de créditos de carbono e inovações e integrações no Slack.
Créditos de Carbono
O Net Zero Marketplace, apresentado em São Francisco, é uma plataforma que torna simples e transparentes as compras de créditos de carbono, permitindo que as empresas acelerem o seu impacto positivo no clima. Segundo dados divulgados pela empresa norte-americana, estima-se que o mercado global voluntário de carbono cresça para os 50 mil milhões de dólares até 2030, à medida que muitas empresas correm para alcançar os seus compromissos líquidos zero. “No entanto, as empresas nem sempre sabem como construir um portfólio de créditos de carbono – ou mesmo por onde começar. Além disso, o caminho para a compra de créditos de carbono é complexo e os compradores querem confiar que os projetos de crédito de carbono tenham um impacto positivo”.
Assim, o Net Zero Marketplace, construído na Commerce Cloud da Salesforce, conecta compradores e ecoempreendedores – empreendedores com foco ambiental que lideram e impulsionam ações climáticas em todo o mundo – oferecendo um catálogo de créditos de carbono classificados por terceiros e uma experiência de comércio eletrónico perfeita para comprá-los. “O Net Zero Marketplace também apresenta um hub de ação climática onde qualquer pessoa – empresas ou indivíduos – pode aprender sobre questões climáticas”.
O evento permitiu ainda o anúncio de novidades e integrações da plataforma Slack, nomeadamente com uma ligação direta ao Salesforce Customer 360, assim como o Slack Canvas, uma nova superfície no Digital HQ que vai transformar a forma como as equipas podem selecionar, organizar e partilhar recursos. “Juntamente com a plataforma Slack, qualquer pessoa pode personalizar um ecrã com automações que poupam tempo e extraem dados de sistemas de registo, como o Customer 360”.
Parceria com o WhatsApp
No evento foi ainda divulgada uma parceria estratégica com o WhatsApp, que permitirá que as empresas que utilizem Salesforce possam conectar-se com os seus clientes, criando experiências de mensagens no WhatsApp. “As primeiras mensagens comerciais do WhatsApp vão permitir que as empresas possam fornecer experiências mais modernas, convenientes, integradas e personalizadas entre pessoas e organizações em todo o mundo”, diz a empresa. A ideia é que esta integração transforme a forma como as marcas se conectam com os consumidores, através do envolvimento conversacional em interações de marketing, comércio e serviços.
As empresas poderão ainda ativar os seus clientes diretamente através do já mencionado Salesforce Genie, passando a poder segmentar os públicos, através de dados em tempo real, que informam anúncios Click-to-WhatsApp no Facebook e Instagram, para direcionar os clientes para uma experiência de mensagens individualizada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dreamforce 2022: o poder da inovação
{{ noCommentsLabel }}