Marcelo agradece “100 anos de vida, de obra, e serviço” de Adriano Moreira a Portugal.

Presidente da República destacou "reformador impossível em ditadura" e defensor da língua, cultura e da "nossa pátria comum".

O Presidente da República leu esta manhã uma mensagem a partir do Palácio de Belém onde agradeceu a obra e o serviço ao país de Adriano Moreira, o “reformador impossível” que faleceu esta manhã com 100 anos.

“Deixou-nos há duas horas Adriano Moreira, em paz, sereno, na história, mas acima da história, como sempre viveu”, começou por referir Marcelo Rebelo de Sousa. Sintetizou depois alguns marcos da sua vida.

“Durante 100 anos foi tudo ou quase tudo. Académico, mestre de civis e militares, lutador pela liberdade e a democracia. Depois reformador impossível em ditadura, ainda assim revogando o estatuto do indigenato. Exilado, regressado, presidente de um partido político, vice-presidente da Assembleia da República, conselheiro de Estado”, destacou.

“Atravessou dois regimes, andou pelo mundo deixando discípulos, defendendo a nossa língua, a nossa cultura a nossa pátria comum. Sempre com inteligência, com brilho, com tenacidade, com orgulho transmontano, com orgulho português. Os portugueses, pela minha voz, agradecem-lhe 100 anos de vida, 100 anos de obra, 100 anos de serviço a Portugal“, concluiu.

Antigo jurista, político e professor universitário Adriano Moreira faleceu aos 100 anos. Inicialmente um opositor do regime de Salazar, acabou por se aproximar e tornar-se Ministro do Ultramar. Depois do 25 de abril, foi deputado e presidente do CDS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo agradece “100 anos de vida, de obra, e serviço” de Adriano Moreira a Portugal.

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião