Governo cria comissão para monitorizar plano de poupança de energia
Até abril de 2024, uma nova comissão de acompanhamento coordenada pela ADENE irá monitorizar mensalmente o cumprimento dos objetivos do plano comunitário de reduzir consumo energético em 15%.
O Governo criou uma Comissão de Acompanhamento do Plano de Poupança que, até abril de 2024, irá acompanhar e monitorizar o cumprimento dos objetivos do plano comunitário adotado no sentido de alcançar uma redução voluntária de 15% do consumo energético entre todos os Estados-Membros da União Europeia.
Tal como previsto, caberá à Agência para a Energia (ADENE) monitorizar a implementação do plano nacional de poupança energética e de apresentar ao membro do Governo responsável pela área da energia relatórios mensais com a demonstração dos resultados obtidos, contemplando, se necessário, propostas de alteração das medidas adotadas.
“Neste contexto, é relevante a criação de uma Comissão de Acompanhamento do PPE 2022-2023, com o objetivo de assegurar o acompanhamento, monitorização e avaliação do cumprimento dos objetivos preconizados no PPE 2022-2023, incluindo os Planos Setoriais, promovendo também a articulação entre os intervenientes, assegurando o fluxo de informação e promovendo boas práticas neste âmbito”, lê-se no despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República e assinado pelo secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.
A Comissão de Acompanhamento é coordenada pela ADENE e é composta por representantes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Redes Energéticas Nacionais (REN), Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), E-Redes – Distribuição de Eletricidade, Galp, REN Portgás Distribuição, Sonorgás – Sociedade de Gás do Norte, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP).
Na comissão estão ainda representados a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e Confederação Empresarial de Portugal (CIP).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo cria comissão para monitorizar plano de poupança de energia
{{ noCommentsLabel }}