Preços na produção industrial desaceleram pelo quinto mês consecutivo
A desaceleração do preço da energia teve particular influência na evolução do índice total. Se o agrupamento fosse excluído, os preços na produção industrial registariam um aumento de 13,7%.
Os preços na produção industrial desaceleraram pelo quinto mês consecutivo, registando uma variação de 14,1% em novembro (face a 16,2% registados no mês anterior).
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta terça-feira, mostram a evolução mensal dos preços das transações nas atividades económicas para os mercados interno e externo.
Segundo o relatório, a variação homóloga do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) indica um prolongamento da tendência de abrandamento dos preços na indústria pelo quinto mês, sendo que a desaceleração do preço da energia teve particular influência na evolução do índice total. Se o agrupamento fosse excluído, os preços na produção industrial registariam um aumento de 13,7%.
De acordo com os dados do INE, a variação homóloga do IPPI foi de 14,1% em novembro, uma taxa inferior em 2,1 pontos percentuais face ao mês anterior. No que toca à variação média dos últimos 12 meses, em novembro registaram-se valores de 21,4% (um aumento, face aos 21,9% registados em outubro).
Já relativamente à variação mensal, o IPPI foi nulo em novembro, sendo que no agrupamento de energia se registou um contributo de -0,4 pontos percentuais. No que toca à secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, a variação foi de -4,0% em novembro. O único agrupamento onde se registou um aumento da variação mensal foi o das indústrias transformadoras (no valor de 0,4%, face a 2,1% em novembro de 2021).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços na produção industrial desaceleram pelo quinto mês consecutivo
{{ noCommentsLabel }}