Alemã RWE assina acordo para compra de gás natural à norte-americana Sempra

Norte-americana Sempra Infraestructure torna-se assim num dos fornecedores da alemã RWE, depois de, neste mês, ter celebrado também um acordo de fornecimento com a francesa Engie.

Os Estados Unidos voltaram a reforçar a presença no mercado europeu do gás natural liquefeito (GNL), depois de a Sempra Infrastructure ter assinado um contrato de fornecimento a longo prazo com a energética alemã RWE.

O contrato assinado, esta quarta-feira, entre a norte-americana Sempra Infrastructure e a RWE prevê que sejam enviados 2,25 milhões de toneladas por ano de GNL através do terminal Port Arthur GNL, localizado no Texas. O fornecimento norte-americano terá a duração de 15 anos.

“Não podíamos estar mais entusiasmados por concluir o nosso acordo com a RWE, pois continuamos a apoiar os objetivos de garantir uma segurança energética e ambiental aos nossos clientes europeus”, revela Justin Bird, CEO da Sempra Infrastructure, num comunicado emitido esta tarde.

Por seu turno, a energética alemã considera que uma parceria com a Sempra Infrastructure “é mais um passo importante para diversificar o fornecimento de gás da Alemanha e contribui assim para reforçar a segurança do fornecimento na Europa a longo prazo”.

A empresa norte-americana reforça desta força a sua presença no bloco europeu, numa altura em que os 27 Estados-membros procuram diversificar as fontes de gás natural depois de a Rússia ter reduzido o abastecimento significativamente desde o início da guerra, comprometendo, assim, a estabilidade energética da União Europeia. No início do mês, a Sempra Infrastructure fechou com a francesa Engie um acordo de fornecimento 875 mil de toneladas por ano de GNL durante 15 anos.

Os franceses e os alemães não foram os únicos que, em dezembro, celebraram novos contratos de compra de gás a fornecedores norte-americanos. Do lado de Portugal, também a Galp anunciou ter formalizado um novo acordo com empresa norte-americana NextDecade Corporation – energética norte-americana que assinou, em maio, um contrato com a francesa Engie para o fornecimento de 1,75 milhão de toneladas por ano de GNL, durante o período de 15 anos.

O acordo com esta Galp, que começará a produzir efeitos a partir de 2027, compreende a entrega de “um milhão de toneladas anuais de GNL proveniente do projecto Rio Grande LNG, no Texas, durante um período de 20 anos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemã RWE assina acordo para compra de gás natural à norte-americana Sempra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião