Direto Bolsas entram em 2023 com pé direito, Lisboa avança quase 2%
As bolsas europeias entraram no novo ano com o pé direito. Lisboa acompanhou os ganhos, subindo quase 2%, com BCP a disparar mais de 4%
As bolsas europeias entraram no novo ano com o pé direito. A primeira sessão de 2023 traduziu-se em ganhos expressivos um pouco por toda a Europa, ainda a meio gás e algumas praças ainda encerradas, depois do período de festas. Lisboa acompanhou os ganhos, subindo quase 2%.
No gás natural na Europa, os preços continuam a afundar devido à previsão de temperaturas mais amenas, sendo que esta segunda-feira os futuros de referência chagaram a cair 7,9% para o nível mais baixo desde 21 de fevereiro, isto é, três dias antes do início da invasão russa à Ucrânia.
A presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que 2023 será “mais difícil” do que 2022, uma vez que as economias dos Estados Unidos e da China têm vindo a desacelerar, ao mesmo tempo que continua a guerra na Ucrânia e em que há um aumento da inflação e das taxas de juro.
De manhã, o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, estava a valorizar 3,04% para 86 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, avançava 2,69% para 80,51 dólares.
Para 2023, um estudo da Reuters antecipa que os preços da matéria-prima deverão registar ganhos ligeiros, devido a um cenário económico global cada vez mais sombrio e aos surtos de Covid na China.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsas entram em 2023 com pé direito, Lisboa avança quase 2%
{{ noCommentsLabel }}