Galamba reúne com conselho de administração da TAP
O novo ministro das infraestruturas reuniu com a administração da TAP ao início da tarde. Encontro não faz parte da agenda oficial.
O novo ministro das Infraestruturas esteve reunido ao início da tarde com o conselho de administração da TAP, avança a SIC Notícias. Encontro não faz parte da agenda oficial de João Galamba.
O sucessor de Pedro Nuno Santos tomou posse na quarta-feira passada e está já a tratar dos temas mais prementes da sua nova pasta, como a greve nos portos e a TAP. A SIC Notícias está a avançar que o conselho de administração da companhia aérea esteve reunido com João Galamba ao início da tarde. Outra fonte contactada pelo ECO também confirma a existência de uma reunião.
Na agenda oficial consta apenas um encontro “com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores das Administrações Portuárias, com vista à auscultação do setor marítimo-portuário”, depois de ontem ter sido desconvocada a greve nos portos.
A gestão da TAP, liderada por Christine Ourmière-Widener, tem estado sob forte pressão desde que foi noticiada a indemnização de 500 mil euros paga em fevereiro de 2022 a Alexandra Reis para deixar a administração. A gestora, entretanto nomeada secretária de Estado do Tesouro, teve de deixar o cargo. O caso levou também à demissão do ministro das Infraestruturas e da Habitação e do secretário de Estado das Infraestruturas.
A Inspeção-Geral de Finanças está a realizar uma auditoria ao processo de saída de Alexandra Reis e à legalidade da indemnização, a pedido do Governo. O Ministério das Finanças garante que não teve conhecimento do pagamento do valor, o que segundo Fernando Medina representa uma violação das regras.
“Não é adequado que numa empresa que tem uma tutela financeira, que é o Ministério das Finanças, existam decisões com este tipo de impacto que não sejam do conhecimento do Ministério das Finanças. Não é regular”, considerou o ministro das Finanças, em declarações no final do ano.
O Governo enviou também os esclarecimentos enviados pela TAP à CMVM, que obrigou a administração da companhia aérea a alterar o comunicado ao mercado sobre a saída de Alexandra Reis, clarificando que não se tratou de uma renúncia mas de um processo negocial de iniciativa da TAP. O supervisor está a avaliar as consequências legais da informação incorreta prestada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galamba reúne com conselho de administração da TAP
{{ noCommentsLabel }}