TAP será vendida à British Airways e Iberia, acredita CEO da Ryanair
O presidente executivo da companhia aérea low-cost considera que a TAP "vai acabar na BA-IAG", o grupo que reúne a British Airways e a Iberia.
O presidente executivo da Ryanair acredita que os movimentos de consolidação na indústria de aviação europeia vão continuar nos próximos anos. A TAP deverá ir parar ao grupo IAG, que inclui a British Airways, Iberia, Vueling ou Aer Lingus.
“A TAP penso que vai acabar na BA-IAG”, afirmou Michael O’Leary numa conferência de imprensa na quarta-feira, citado pela Reuters. O CEO da Ryanair avançou com outras previsões: “Acho que a easyJet vai acabar por ser comprada pela BA ou pela Air France ou os dois em conjunto e a Lufthansa vai comprar a Wizz”.
O Governo pretende privatizar a companhia aérea portuguesa este ano, tendo a TAP já contratado uma consultora, a Evercore, para o efeito. O primeiro-ministro afirmou a semana passada no Parlamento que admite vender a totalidade do capital, que pertence na íntegra ao Estado.
O grupo da British Airways e da Iberia é um dos interessados na transportadora portuguesa, a par da Lufthansa e da Air France – KLM, embora fosse visto pelo anterior ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, como podendo ameaçar o hub no aeroporto de Lisboa.
O CEO da Ryanair prevê que as fusões e aquisições na aviação europeia vão continuar nas próximas semanas. Uma das operações em curso é a venda da ITA, sucessora da Alitalia, que para O’Leary “provavelmente acabará na Lufthansa nos próximos três ou quatro meses”.
O responsável da companhia aérea irlandesa acredita que não haverá uma recessão no mercado de aviação britânico, apontando um elevado número de reservas para destinos como Espanha e Portugal para a Páscoa e o verão.
A Ryanair espera um aumento do preço médio dos bilhetes (de um dígito, mas elevado) no verão, com a procura a manter-se robusta num contexto de capacidade ainda restrita.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
TAP será vendida à British Airways e Iberia, acredita CEO da Ryanair
{{ noCommentsLabel }}