Exportações crescem 16% e importações 17%. Comércio internacional de bens desacelera no quarto trimestre
O comércio internacional de bens continuou a crescer e a registar números acima dos níveis pré-pandemia no quarto trimestre. Porém, na comparação com o trimestre anterior, verifica-se um abrandamento.
As exportações portuguesas de bens terão aumentado 16% e as importações 17,1% no quarto trimestre de 2022, em comparação com os mesmos três meses de 2021, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta segunda-feira.
Apesar destes crescimentos, segundo os dados do gabinete estatístico, o comércio internacional de bens abrandou em relação ao terceiro trimestre, quando as exportações e as importações tinham registado crescimentos homólogos de 27,9% e 36,5%, respetivamente.
Variação homóloga trimestral das exportações
O comércio internacional de bens continua a crescer relativamente aos níveis registados antes da pandemia de Covid-19, com aumentos de 27,8% nas exportações e de 37,5% nas importações face ao quarto trimestre de 2019.
Por fim, na comparação com o período de outubro a dezembro de 2020, verificam-se acréscimos de 32% nas exportações e de 51,9% nas importações, assinala o INE.
Variação homóloga trimestral das importações
Em meados deste mês, durante a comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação, o ministro da Economia adiantou que as exportações portuguesas estão prestes a atingir os 50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, destacando o papel do turismo e do setor têxtil no incremento dos números.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h38)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Exportações crescem 16% e importações 17%. Comércio internacional de bens desacelera no quarto trimestre
{{ noCommentsLabel }}