Preço do gás sobe quase 4,5% para 51,25 euros por MWh com descida de temperaturas
Futuros do contrato TTF para entrega em março valorizam mais de 4%, nos 51 euros por MWh, face à recente descida de temperaturas no continente europeu.
O contrato de gás TTF para entrega em março, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, está a subir 4,49% para 51,25 euros por megawatt-hora (MWh) na manhã desta segunda-feira, de acordo com a base de dados Barchart. Nos últimos cinco dias, acumula perdas de 0,94%.
Evolução do contrato TTF para entrega em março nos últimos três meses
A subida de preços deve-se à recente vaga de frio no continente europeu, que deverá manter-se até ao início de março e, assim, aumentar o consumo de gás. A Maxar Technologies aponta para “mais frio do que o habitual”, com “temperaturas abaixo do normal”.
Na semana passada, os ministros que tutelam o setor da Energia de cerca de 40 países participaram numa reunião ministerial especial da Agência Internacional de Energia (AIE) sobre mercados de gás natural e segurança do aprovisionamento,
Os responsáveis analisaram a forma como as medidas para responder aos atuais desafios nos mercados de gás podem contribuir para a dinâmica das transições de energia limpa a nível mundial, em linha com o objetivo de limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5 ºC.
Segundo um relatório da AIE, apresentado na reunião ministerial, a potencial lacuna entre a oferta e a procura de gás natural que a União Europeia enfrenta em 2023 diminuiu desde dezembro, uma vez que uma ação política atempada e temperaturas anormalmente amenas permitiram um aumento dos níveis de armazenamento de gás em valores mais elevados do que o previsto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás sobe quase 4,5% para 51,25 euros por MWh com descida de temperaturas
{{ noCommentsLabel }}