BRANDS' CAPITAL VERDE Conduzir um elétrico não é igual? Pode ser melhor!

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 9 Março 2023

Há uma ideia generalizada de que conduzir um elétrico é menos agradável que conduzir um carro a combustão. Mas essa ideia está mais do que desmistificada, saiba aqui porquê.

Quantas vezes já ouviu que conduzir um carro elétrico “não é igual” a conduzir um carro a combustão? Pois bem, essa afirmação não pode ser refutada, já que é verdade que a experiência não é a mesma, mas isso não significa que tenha de ser pior.

Há várias características dos carros elétricos que, precisamente por serem diferentes dos veículos a combustão, acabam por tornar a experiência de condução dos elétricos bem mais agradável. Uma dessas características é o facto de estes veículos terem a bateria colocada na parte inferior do carro, o que permite um maior equilíbrio na distribuição do peso e contribui para um boa resposta nas curvas.

Além disso, enquanto que um automóvel a combustão pode ter de atingir uma rotação mais alta para chegar à potência e ao poder de resposta que o condutor pretende, no veículo elétrico isso já não acontece devido ao torque instantâneo e ao regime máximo de potência que permitem que essa resposta seja mais rápida e quase imediata.

A somar a todos estes fatores, está, ainda, a experiência de condução mais suave, silenciosa e confortável, uma vez que estes veículos acabam por ser mais fáceis de conduzir e são mais serenos e quase inaudíveis no movimento quando comparados aos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Se, mesmo assim, ainda se sente reticente em comprar um carro elétrico devido ao custo inicial associado, saiba que o governo disponibiliza alguns apoios, que podem ir até aos 3 mil euros para pessoas singulares e até 6 mil euros para empresas. E, além disso, há também algumas entidades bancárias que já estão a lançar alguns apoios nesse sentido.

Uma das instituições financeiras que já criou uma solução para ajudar na compra de carros elétricos foi o Montepio Crédito, que no quadro da sua atividade, que tem por base a resposta aos desafios da sustentabilidade, e ciente das novas tendências, lançou a marca Ecofinanciamento para refletir o posicionamento da instituição enquanto promotora da defesa do ambiente e como entidade de referência no financiamento de viaturas elétricas e híbridas.

Esta solução caracteriza-se por possuir taxas competitivas e comissões reduzidas para a aquisição de veículos novos e seminovos e responde às necessidades de financiamento de particulares e empresas, de uma forma transversal, considerando a importância e estímulos existentes para a consolidação de soluções de mobilidade verde.

Conheça as soluções de crédito, leasing e renting automóvel do Montepio Crédito em www.montepiocredito.pt/ecofinanciamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conduzir um elétrico não é igual? Pode ser melhor!

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião