Justiça suíça está a investigar aquisição do Credit Suisse

Procurador-geral confirma estar a investigar possíveis violações criminais por parte de membros do Governo, dos reguladores e dos gestores do Credit Suisse e do UBS.

A Procuradoria Federal da Suíça decidiu abrir uma investigação ao processo de aquisição do Credit Suisse por parte do UBS, apoiado pelas autoridades políticas do país, que resultou de um acordo de emergência fechado em tempo recorde para evitar o colapso do sistema financeiro do país.

Num comunicado divulgado este domingo, citado pela Reuters, o gabinete do procurador-geral suíço, instalado em Berna, confirmou que está a investigar possíveis violações das leis criminais do país por parte de membros do Governo, das entidades reguladores e dos gestores de topo dos dois bancos.

“O Procurador-Geral deseja cumprir de forma proativa o seu mandato e a sua responsabilidade de contribuir para que o centro financeiro suíço seja limpo e montou um sistema de monitorização para que possa agir imediatamente em quaisquer matérias que caiam na sua área de responsabilidade”, resumiu.

Após o CreditSuisse perder 2,5 mil milhões de euros em bolsa numa semana, o UBS chegou a acordo para a compra num domingo, 19 de março, por um valor superior a três mil milhões de euros. Uma solução de emergência entre privados, sem passar pela aprovação dos respetivos acionistas, com suporte de linhas de liquidez e de back stop das autoridades públicas, para evitar uma crise de liquidez e uma falência desordenada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça suíça está a investigar aquisição do Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião