Incentivo do Estado à compra de elétricos em 2023 continua parado
Desde 2017 que o Estado tem dado apoio aos interessados na compra de carros com emissões de CO2 mais baixas ou nulas. Mas os apoios de 2023 ainda não abriram.
A compra de carros elétricos em Portugal segue uma tendência positiva, tendo batido um novo recorde em março. Mas, nesse mês, não foi atribuído nenhum apoio para a aquisição destes veículos, uma vez que as candidaturas continuam encerradas, avança o Público. Noutros anos, por volta desta altura, o regulamento já tinha sido publicado.
Desde 2017 que o Estado tem dado um incentivo à compra de carros com emissões de CO2 mais baixas ou nulas, como os 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV). Nesse ano, o Estado atribuiu 2,3 milhões de euros através do Fundo Ambiental a mais de 900 beneficiários. Em 2022, esse montante ascendia aos dez milhões de euros.
Quanto a 2023, os apoios à introdução aos veículos elétricos ainda estão por ser atribuídos. Segundo o jornal, as candidaturas a estes incentivos só abrem após a publicação em Diário da República de um despacho ministerial com o regulamento, procedimento que acontece, tipicamente, entre fevereiro e março. Questionado sobre o tema, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que tutela o Fundo Ambiental, responsável pelo pagamento destes incentivos, não prestou esclarecimentos. Certo, é que a continuidade dos apoios está prevista no Orçamento do Estado para 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Incentivo do Estado à compra de elétricos em 2023 continua parado
{{ noCommentsLabel }}