Comissão de inquérito à TAP informa Santos Silva sobre nova fuga de informação
Em causa estão novas informações divulgadas pela imprensa com comunicações trocadas entre membros do Governo sobre a exoneração por justa causa da ex-presidente executiva da TAP.
O presidente da comissão de inquérito à TAP informou esta terça-feira o presidente da Assembleia da República de nova fuga de informação de documentos que estão no arquivo da comissão, segundo o ofício a que a Lusa teve acesso.
“Vimos informar que tomámos hoje conhecimento, através dos meios de comunicação social, de nova divulgação pública de conteúdos, documentos e elementos que se encontram no arquivo documental desta comissão”, lê-se no documento assinado por António Lacerda Sales, endereçado a Augusto Santos Silva, cujo assunto é “comunicação de nova fuga de informação”.
Em causa estão novas informações divulgadas pelo Correio da Manhã, com comunicações trocadas entre membros do Governo sobre a exoneração por justa causa da ex-presidente executiva da TAP.
O anterior presidente da comissão de inquérito, Jorge Seguro Sanches, tinha já pedido a intervenção de Santos Silva num caso semelhante de divulgação de documentos enviados à comissão, publicados em órgãos de comunicação social, o que levou o presidente da Assembleia da República a abrir uma investigação interna.
O presidente da Assembleia da República nomeou a deputada do PS Alexandra Leitão, atualmente presidente da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, para fazer a investigação sumária às eventuais fugas de informação de documentos, tendo até 23 de maio (daqui a uma semana) para entregar as conclusões.
Urgência na exoneração de gestores da TAP
O Correio da Manhã noticiou que o ministro das Finanças, Fernando Medina, queria que as exonerações da ex-administradora executiva da TAP Christine Ourmières-Widener e do ex-presidente do Conselho de Administração da TAP Manuel Beja fossem tratadas pelos serviços jurídicos do Estado com extrema urgência.
A notícia cita um e-mail enviado ao secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, pelo chefe de gabinete de Fernando Medina, em 8 de março, dois dias depois da conferência de imprensa em que foram anunciadas as exonerações por justa causa, pedindo também que os ex-presidentes fossem notificados da nota de culpa naquele mesmo dia.
Naquela comunicação, ainda segundo o CM, o chefe de gabinete do ministro das Finanças, Carlos Alberto Domingues, admite que o último pedido será inexequível.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão de inquérito à TAP informa Santos Silva sobre nova fuga de informação
{{ noCommentsLabel }}