Preço do gás dispara 24% com encerramento de campo holandês
Já em janeiro havia sido noticiado que o governo holandês estava a considerar o fecho deste campo, apontando, de acordo com o Financial Times, que era “muito perigoso” manter a instalação.
O preço dos contratos de gás natural que são referência para a Europa, os holandeses Title Transfer Facility (TTF), já dispararam 24% esta quinta-feira.
Esta evolução observa-se no mesmo dia em que a Bloomberg noticia que o maior campo de gás da Europa, nos Países Baixos, deverá encerrar este ano. Fontes da agência noticiosa apontam que o objetivo é fechar em outubro, embora ainda decorram negociações. A decisão espera-se que seja tomada no fim do mês.
Já em janeiro havia sido noticiado que o governo holandês estava a considerar o fecho deste campo, apontando, de acordo com o Financial Times, que era “muito perigoso” manter a instalação em Groningen, dado o risco de sismo que apresenta. Nessa altura, o Executivo holandês afirmou que iria ter em conta os níveis de armazenamento na Europa antes de tomar qualquer decisão, e que poderia permanecer e atividade até 2024.
Este é o terceiro dia consecutivo de subidas nos preços do gás, numa altura em que o tempo quente que se sente na Europa também pressiona do lado da procura.
Nos primeiros quinze dias de junho os preços do TTF já deram um salto que mais que duplicou o preço desta matéria prima. Deixou de rondar os 20 euros para passar a mais de 40 euros o megawatt-hora (MWh). No dia 2 de junho, o gás natural marcava um mínimo de quase dois anos, os 22,846 euros por MWh. Esta quinta-feira, já tocou os 49,870 euros, de acordo com o site Barchart. Regressa, desta forma, a máximos de abril.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás dispara 24% com encerramento de campo holandês
{{ noCommentsLabel }}