Consumidores alemães já estão menos confiantes que no início da pandemia
Índice elaborado pela GfK mostra recuo no ânimo dos consumidores na Alemanha para nível abaixo do registado na primavera de 2020. "Inquietude" germânica reflete-se em maior propensão para a poupança.
Depois de oito meses consecutivos de recuperação, a confiança dos consumidores alemães, medida pelo índice do clima de consumo da GfK, desceu para -25,4 pontos, contra os 24,4 pontos negativos registados no mês anterior. Um registo que atira este indicador para um nível abaixo do verificado na primavera de 2020, que coincidiu com o início da pandemia de Covid-19.
“A atual evolução do sentimento dos consumidores indica que estão novamente mais inquietos. Isto reflete-se, entre outros pontos, no facto de a propensão para poupar ter aumentado novamente [cinco pontos] este mês”, assinala o especialista em consumo da GfK, Rolf Bürkl. “As taxas de inflação ainda elevadas, atualmente em torno dos 6%, estão a reduzir visivelmente o poder de compra das famílias e a impedir que o consumo privado dê o seu contributo positivo”, acrescenta, numa nota publicada esta quarta-feira.
As perspetivas de rendimento dos consumidores também diminuem em 2,4 pontos, para -10,6 pontos. “As famílias assumem que terão de aceitar perdas de rendimento real este ano, tendo em conta a persistência de taxas de inflação elevadas, que provavelmente não serão totalmente compensadas por aumentos salariais acordados coletivamente”, explica a GfK nesta publicação.
O receio de um novo aumento dos preços inflação, por um lado, e do cenário de recessão na maior economia europeia, por outro, está a fazer cair o ânimo dos consumidores alemães. As expectativas em relação aos rendimentos e à economia, em particular, voltaram a diminuir recentemente, segundo o estudo da empresa de estudos de mercado GfK sobre o sentimento dos consumidores, realizado em junho. A inflação na Alemanha está, no entanto, a diminuir.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consumidores alemães já estão menos confiantes que no início da pandemia
{{ noCommentsLabel }}