Candidatos ao Ensino Superior vão saber logo a que bolsa têm direito
Candidatos ao Ensino Superior vão ficar imediatamente a saber a que bolsa têm direito, com o Governo a implementar automatismo que permite aos estudantes obter a informação durante a candidatura.
A partir da próxima segunda-feira, estudantes que submeterem o pedido de bolsa de estudo durante a candidatura ao Ensino Superior vão saber imediatamente se são elegíveis para apoio financeiro. O governo ampliou os critérios de elegibilidade e aumentou o valor do complemento de alojamento, escreve o Jornal de Notícias (acesso pago). A partir de 27 de agosto, na divulgação das colocações, os estudantes serão informados sobre o processo de admissão, se têm direito à bolsa e qual será o valor provisório a receber. A expectativa é que os pagamentos sejam realizados em setembro e outubro.
A iniciativa integra as medidas implementadas pelo Governo para reforçar a ação social no Ensino Superior. Os critérios de elegibilidade para acesso às bolsas foram ampliados, abrangendo agora estudantes cujas famílias tenham rendimentos per capita anuais de até 11.049,89 euros. Estima-se que pelo menos mais cinco mil estudantes serão beneficiados com o apoio. O valor máximo da bolsa também será aumentado para 5.981,73 euros anuais, sendo pago em 10 prestações mensais. O complemento de alojamento também será atualizado, variando de 20 a 26 euros, dependendo do concelho onde o estudante residir.
As mudanças aplicam-se ao próximo concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, que arranca na segunda-feira, com mais de 54 mil vagas disponíveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Candidatos ao Ensino Superior vão saber logo a que bolsa têm direito
{{ noCommentsLabel }}