Parlamento Europeu deve ganhar 15 eurodeputados em 2024
Número de eurodeputados no Parlamento Europeu deve aumentar de 705 para 720 no próximo mandato. Decisão está pendente apenas da assinatura formal dos líderes da UE e do próprio Parlamento.
O Parlamento Europeu (PE) deverá ter mais 15 deputados em 2024, avança o Politico. É a primeira vez que o edifício em Estrasburgo aumenta o número de assentos desde a saída do Reino Unido do bloco comunitário.
Os embaixadores do Comité dos Representantes Permanentes da União Europeia (COREPER) chegaram a acordo, numa reunião à porta fechada, sobre o número de eurodeputados que cada país deverá ter em Estrasburgo no próximo mandato, entre 2024 e 2029.
Segundo o jornal digital europeu, que teve acesso a um documento datado de 26 de julho, França, Espanha e Países Baixos vão ganhar dois eurodeputados cada após as eleições europeias, agendadas para junho do próximo ano.
Além da Bélgica – que queria dois lugares, mas só conseguiu um –, também a Áustria, a Polónia, a Eslovénia, a Eslováquia, a Finlândia, a Letónia, a República da Irlanda e a Dinamarca terão garantido mais um eurodeputado.
O Politico indica ainda que Portugal também ganharia um lugar, mas fonte do gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, disse ao ECO que era “totalmente falso” e que o país mantém os 21 lugares em Estrasburgo.
O número total de deputados no Parlamento Europeu aumentará, assim, de 705 para 720, sendo que nenhum Estado-membro perde assentos na assembleia legislativa europeia. Para concluir a decisão, falta agora a assinatura formal dos líderes dos 27 países da União Europeia e do próprio Parlamento Europeu.
Recorde-se que, na sequência do Brexit, o número de eurodeputados diminuiu de 751 para 705 em 2020. Embora tenham sido libertados 73 lugares pela saída do Reino Unido, 27 foram redistribuídos por 14 Estados-membros, tendo em conta o princípio da proporcionalidade degressiva.
(Título e texto da notícia alterados às 16h16 após declarações de gabinete do SE dos Assuntos Europeus que desmentem informação avançada pelo Politico)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento Europeu deve ganhar 15 eurodeputados em 2024
{{ noCommentsLabel }}