Espanha. PP conquista mais um deputado e complica contas do PSOE
Os votos dos espanhóis residentes no estrangeiro deram mais um deputado ao PP, o que complica as contas de Pedro Sánchez, que precisa agora do voto favorável do Junts para formar governo em Espanha.
O Partido Popular (PP) conquistou mais um mandato por Madrid no Congresso espanhol, na sequência da contagem dos votos dos espanhóis residentes no estrangeiro. Deste modo, já não basta que o Juntos pela Catalunha (Junts) se abstenha para o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) consiga formar governo, segundo avança a imprensa espanhola.
Neste contexto, Pedro Sánchez precisa agora de contar com o voto favorável dos independentistas do Junts para conseguir formar governo. Segundo o El País (acesso pago, conteúdo em espanhol), o PSOE não tenciona contestar os resultados.
Espanha foi a votos no passado domingo e do resultado saíram contas complicadas para os dois maiores partidos: o PP, liderado por Alberto Núñez Feijóo, conseguiu eleger 137 deputados, enquanto o PSOE, liderado por Pedro Sánchez, conseguiu 121 mandatos (já tendo em conta a contagem dos votos dos espanhóis no estrangeiro), aponta a imprensa espanhola.
Assim, nenhum destes dois partidos conseguiu alcançar os 176 deputados necessários para formar governo sozinho, ficando, por isso, dependentes de acordos pós-eleitorais. As eleições estavam previstas para dezembro, no final da legislatura, mas foram antecipadas por Sánchez na sequência da derrota da esquerda nas municipais e regionais de 28 de maio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha. PP conquista mais um deputado e complica contas do PSOE
{{ noCommentsLabel }}