Acciona torna-se dona de 100% da central de Amareleja após luz verde da AdC
A operação de concentração permite à Acciona ter o controlo sobre a totalidade da Amper, a empresa criada para gerir a central solar fotovoltaica da Amareleja.
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu luz verde à compra da Amper pela Acciona Energía. Esta operação permite à Acciona ter o controlo sobre a totalidade da Amper, a empresa criada para gerir a central solar fotovoltaica de cerca de 46 megawatts-pico (MWp), na Amareleja.
De acordo com a avaliação da AdC, a operação de concentração em causa “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”, lê-se na nota disponível no site.
Para passar a ter o controlo exclusivo da Amper, a Acciona vai adquirir a fatia de 34,4% que estava nas mãos de outra sociedade, a Diamond Generating Europe.
A central solar da Amareleja ganhou visibilidade quando, em 2008, foi a detentora durante alguns meses do título de maior central solar do mundo. Atualmente, a maior no país tem cinco vezes a dimensão da central de Amareleja: a solar de Alcoutim, já em operação, tem uma potência de 219 megawatts.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acciona torna-se dona de 100% da central de Amareleja após luz verde da AdC
{{ noCommentsLabel }}