Guerra e transição verde levam ajudas de Estado da UE para níveis quase recorde
A Comissão Europeia já aprovou 733 mil milhões de euros em ajudas de Estado para as empresas afetadas pela guerra na Ucrânia e pela transição verde desde março de 2022.
Desde março de 2022, a Comissão Europeia já aprovou 733 mil milhões de euros em ajudas de Estado para as empresas afetadas pela guerra na Ucrânia e pela transição verde, avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). Segundo os números da Comissão Europeia, a Alemanha é a responsável por quase metade do financiamento total destes auxílios aos Estados da União Europeia (UE).
Este é o segundo montante de auxílios de Estado aprovados mais elevado, sendo apenas ultrapassado pelos subsídios dados durante a pandemia Covid-19, que atingiriam quase 900 mil milhões de euros.
Ainda assim, os diplomatas da UE nos países mais pequenos têm vindo a criticar esta flexibilização destas ajudas em situações de emergência, uma vez que acreditam favorecer as economias de maiores dimensões e com maior capacidade orçamental para poder oferecer este tipo de ajuda às suas empresas. Alguns diplomatas também criticam o recurso com tanta facilidade a este tipo de ajudas de emergência. A Comissão Europeia está a levar a cabo uma revisão das regras do mercado único, conduzida pelo antigo primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, que devera ficar concluía em março do próximo ano.
Nos últimos anos, as despesas com ajudas de Estado têm vindo a aumentar, passando de 98,2 mil milhões de euros em 2015 para 334,54 mil milhões em 2021.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Guerra e transição verde levam ajudas de Estado da UE para níveis quase recorde
{{ noCommentsLabel }}