Brasil lança programa de “aceleração do crescimento” num valor superior a 300 mil milhões de euros
O governo brasileiro lançou esta sexta-feira um novo programa de aceleração do crescimento, num montante que supera os 300 mil milhões de euros e que incluem investimentos em todos os estados.
O governo brasileiro lançou esta sexta-feira um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), num montante que ascende a 1,7 biliões de reais brasileiros (o equivalente a 316,14 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) e que incluem investimentos em todos os estados.
A primeira versão do PAC tinha sido lançada em janeiro 2007, no início do segundo mandato de Lula da Silva, tendo em vista aumentar os investimentos na área da energia, logística e infraestruturas. Posteriormente, foi também ampliado pela sucessora Dilma Rousseff, ainda que tenha sido alvo de várias críticas, nomeadamente ao ter gastos substanciais e exacerbar a crise orçamental, bem como ao falhar em mudanças fundamentais a nível de infraestruturas. De sublinhar que o Brasil é o sétimo país de onde Portugal mais importa.
Agora, o governo brasileiro garante que a nova versão do PAC será marcada por uma forte parceria entre setor público e privado, sendo que dos 1,7 biliões de reais previstos, 1,3 biliões de reais serão executados até 2026, ano em que termina o mandato de Lula da Silva, escreve a Globo.
Desse total, 371 mil milhões de reais serão provenientes do Orçamento do Estado brasileiro. Por outro lado, estão ainda previstos 343 mil milhões de reais de empresas estatais, 362 mil milhões de reais em financiamentos e 612 mil milhões de reais do setor privado.
Entre os investimentos previstos estão empreendimentos como estradas, linhas de transmissão de energia e exploração de petróleo. O Rio de Janeiro será o estado brasileiro a receber a maior fatia, estando previstos 342,6 mil milhões de reais, segundo a cadeia brasileira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brasil lança programa de “aceleração do crescimento” num valor superior a 300 mil milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}