Hotelaria e restauração. Cinco estratégias para fortalecer as equipas na época alta

Da formação aos benefícios, passando pela cultura empresarial, descubra como pode fortalecer as suas equipas para conseguir dar resposta numa época de trabalho especialmente desafiante.

Com o verão e a época alta de férias, o setor da hotelaria e restauração enfrenta anualmente acentuados desafios para dar resposta ao seu elevado fluxo de trabalho, que exige um maior esforço e capacidade por parte das empresas. Aumentar a sua pool de talento é fundamental e, para isso, poderá ter de investir mais na formação, nos planos de benefícios dos seus colaboradores e até na cultura empresarial, recomenda a Manpower.

“É essencial que estas empresas estejam preparadas, o que exigirá um fortalecimento das suas equipas”, afirma a recrutadora.

Para ajudar as organizações que atuam neste setor de atividade a atrair e fidelizar o talento, num época crucial para o negócio, a empresa de recursos humanos revela cinco estratégias a que deverá estar atento.

1. Aposte em candidatos que procurem horários diferenciados

Trabalhar no setor da hotelaria e restauração significa, frequentemente, trabalhar aos fins de semana, à noite, ou em turnos irregulares. “Uma das melhores formas de atrair candidatos dispostos a trabalhar este tipo de horas é procurar candidatos que procurem horários part-time ou alternativos a uma outra atividade. É o caso, por exemplo dos estudantes universitários, que poderão querer aproveitar o atual período de férias para trabalhar e obter uma fonte de ingressos adicional”, sugere a Manpower, em comunicado.

2. Invista na formação do talento interno

Apostar na formação e investir nos seus profissionais, para que desenvolvam as competências necessárias para este setor, deve ser um processo contínuo, de modo a dar resposta adequada ao pico verificado no verão. Desta forma, será possível promover a evolução dos profissionais, retendo-os e garantindo uma preparação efetiva para estes momentos, acredita a recrutadora. Além disso, ao investir na formação dos seus colaboradores, a empresa demonstra que os vê como uma mais-valia na organização.

3. Reveja o modelo de compensação e inclua incentivos e benefícios

Como em qualquer outro setor, os benefícios são um verdadeiro trunfo no momento da atração de talento, mas também na retenção dos seus colaboradores. “Com a oferta de incentivos e benefícios — como refeições gratuitas durante os turnos ou descontos para os colaboradores e os seus familiares em refeições ou alojamento — os empregadores podem melhorar a sua proposta de valor, limitando o impacto em custos.”

4. Crie uma cultura corporativa positiva

Embora o salário continue a ser um dos principais fatores valorizados pelos candidatos, o alinhamento com a cultura de empresa assume hoje uma importância crescente, especialmente junto das gerações mais jovens. Assim, os empregadores devem apostar numa comunicação clara com os seus trabalhadores, procurando conhecer as suas expectativas e comunicando de forma transparente as condições de trabalho, como horários e turnos, bem como as oportunidades de progressão de carreira.

Ao mesmo tempo, devem promover um “contexto de confiança, que permita aos colaboradores apresentar problemas ou dificuldades às suas lideranças e propor ideias e sugestões de melhoria”. Uma cultura corporativa transparente contribui para um ambiente mais positivo, onde todos se sentem valorizados.

5. Pense em mudar os métodos e canais de recrutamento

Às vezes basta uma alteração nos canais de recrutamento para identificar novas fontes de talento. “Se costuma anunciar as ofertas de emprego numa determinada plataforma, experimente com plataformas alternativas ou com canais de redes sociais, como Facebook ou Instagram, para chegar a novas bases de talento“, recomenda a Manpower.

Pode igualmente lançar um programa de referenciação junto dos seus atuais colaboradores. Estes programas podem ajudar a reduzir significativamente o tempo e o custo do recrutamento e tendem a promover candidatos com um maior alinhamento com a cultura da empresa, e por isso com maior probabilidade de permanecerem na função durante mais tempo”, acrescenta.

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