Mais de 100 investidores em Portugal tentam recuperar dinheiro perdido com o colapso da FTX
Quem quiser recuperar o dinheiro perdido com o colapso da plataforma de criptomoedas tem até ao final de setembro para apresentar uma reclamação de crédito.
Mais de 100 investidores individuais e empresas sedeadas em Portugal admitem ter sofrido perdas com o colapso da FTX, procurando agora recuperar o dinheiro no âmbito do processo de insolvência da plataforma de criptomoedas falida. A informação, avançada pelo Público (acesso condicionado), resulta de um inquérito anonimizado, levado a cabo pela Offchain Lisbon (comunidade portuguesa de profissionais e entusiastas da tecnologia blockchain), para encontrar os lesados pela queda da FTX. O montante de perdas em causa é, para já, desconhecido.
A Offchain Lisbon, fundada por Pedro Aguiar e José Reis Santos, lançou o inquérito ainda no final do ano passado, logo após a FTX ter declarado falência, em novembro, devido às práticas de gestão danosa da sua administração, em particular do fundador, Sam Bankman-Fried, que se encontra detido nos EUA com acusações de fraude e lavagem de dinheiro. O objetivo era dar início a uma ação judicial coletiva contra a plataforma de criptoativos, sendo que, entretanto, a Offchain já escolheu uma firma de advogados, a Antas da Cunha, para representar os lesados no processo de recuperação das perdas.
A dimensão das perdas será discutida diretamente com a Antas da Cunha. Aqueles que desejarem recuperar o dinheiro investido podem apresentar uma reclamação de créditos junto do tribunal de Delaware, nos Estados Unidos, onde está a correr o processo de insolvência da FTX, ou reclamar os créditos em causa no portal entretanto criado pela FTX para o efeito, no qual também pode ser consultada a informação disponível sobre cada cliente da plataforma de criptoativos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 100 investidores em Portugal tentam recuperar dinheiro perdido com o colapso da FTX
{{ noCommentsLabel }}