Italiano Piero Cipollone sucede a italiano Fabio Panetta na comissão executiva do BCE
Na próxima reunião do Eurogrupo, os ministros das Finanças dos países da Zona Euro vão discutir a candidatura italiana ao cargo. Italiano Fabio Panetta sai do cargo em novembro.
O italiano Fabio Panetta vai deixar de ser membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE) em novembro deste ano e deverá ser sucedido por outro italiano. Isto já que a Itália foi o único país que avançou com um candidato para o substituir: Piero Cipollone, vice-governador do Banco de Itália.
A informação foi adiantada pelo presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, que indica que na próxima reunião dos ministros das Finanças dos países da Zona Euro, em 15 de setembro, se vai discutir esta candidatura.
“Na sequência do debate do Eurogrupo, o Conselho adotará uma recomendação ao Conselho Europeu, deliberando por uma maioria qualificada reforçada dos Estados-membros da área do euro. Essa maioria requer o apoio de 72% dos Estados-Membros da área do euro (ou seja, pelo menos 15 dos 20 países da área do euro), representando pelo menos 65% da população da área do euro”, indicou o líder do Eurogrupo.
Fabio Panetta, que já foi vice‑governador do banco central de Itália, é membro da comissão executiva do Banco Central Europeu desde 2020, mas vai renunciar ao cargo a 1 de novembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Italiano Piero Cipollone sucede a italiano Fabio Panetta na comissão executiva do BCE
{{ noCommentsLabel }}