Inflação estimada na Zona Euro estabiliza nos 5,3% em agosto
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro em agosto terá estabilizado nos 5,3%, de acordo com a estimativa do Eurostat. Em Portugal, terá sido equivalente à média dos países do euro.
Os preços terão estabilizado na Zona Euro em agosto, com a taxa de inflação homóloga a permanecer estável nos 5,3%, a mesma que tinha sido registada em julho, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat. Há recuos na inflação subjacente.
A leitura da evolução do Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos países da moeda única é igual à taxa harmonizada estimada para Portugal, que terá acelerado para 5,3% em agosto, por causa da subida dos preços dos combustíveis. Ou seja, no mercado português, apesar de ter acelerado este mês, a taxa é igual à inflação média da Zona Euro.
Inflação homóloga na Zona Euro em agosto
Olhando para o conjunto dos países do euro, na inflação subjacente, que exclui componentes mais voláteis, há boas notícias a reportar. A taxa de inflação excluindo energia e alimentos não processados abrandou de 6,6% em julho para 6,2% em agosto, segundo a estimativa.
Já a taxa excluindo energia, alimentos, álcool e tabaco desceu de 5,5% em julho para 5,3% em agosto. Estes são bons sinais para o Banco Central Europeu (BCE), que tem digerido todos estes dados económicos antes de decidir novas subidas das taxas de juro para controlar os aumentos dos preços.
Apesar do aumento dos preços dos combustíveis estar a dar gás à inflação em Portugal, o Índice de Preços no Consumidor dos produtos energéticos mantém-se em terreno negativo em agosto, mas menos do que em julho. Nesse mês, a variação tinha sido de -6,1%. Agora, em agosto, terá sido de -3,3%, segundo os dados preliminares.
Quanto ao setor dos serviços, a inflação aliviou ligeiramente, com a taxa a cair uma décima face a julho, para 5,5%. Mas é no setor dos alimentos, álcool e tabaco que se verifica a maior subida de preços em termos homólogos: o índice aumentou 9,8%, o que, ainda assim, é um alívio de um ponto percentual em comparação com o mês anterior.
Variações homólogas dos componentes da inflação na Zona Euro
O Eurostat irá divulgar os dados finais do Índice de Preços no Consumidor no próximo dia 19 de agosto.
(Notícia atualizada pela última vez às 10h24)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação estimada na Zona Euro estabiliza nos 5,3% em agosto
{{ noCommentsLabel }}