Marcelo considera “positivas” as medidas anunciadas por Costa mas diz que “dão jeito em termos eleitorais”

  • Ana Petronilho
  • 7 Setembro 2023

Apesar de reconhecer que as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro são "positivas", o Presidente vinca que são sobretudo para os jovens e que foram conhecidas com ida às urnas no horizonte.

Marcelo diz que “são positivas” as medidas anunciadas na quarta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, mas lembra que “há mais mundo além dos jovens”. E, em jeito de recado, o chefe de Estado recorda que os anúncios de Costa acontecem em setembro, numa altura de rentrée do partido e que havendo ida às urnas num próximo horizonte, as propostas “dão jeito em termos eleitorais”.

Entre as medidas anunciadas para os jovens – na abertura da Academia Socialista que decorre em Évora – está a devolução de propinas, num prazo de quatro anos, aos estudantes do Ensino Superior que integrem o mercado laboral, a isenção total do pagamento de IRS no primeiro ano, de 25% no segundo ano, 50% nos terceiro e quarto anos e 75% no quinto, numa revisão do pacote IRS jovem.

Está ainda previsto o passe gratuito para todos os jovens até aos 23 anos, e que terminada a escolaridade obrigatória (12.º ano ou aos 18 anos de idade) ,os jovens recebem um passe para uma semana na rede das Pousadas da Juventude e quatro bilhetes de viagem da CP para “conhecer a diversidade, a beleza, a riqueza e o interesse” do país. Soma-se ainda um cheque livro quando atingirem os 18 anos.

Para as famílias, o primeiro-ministro antecipou que a medida de IVA zero vai ser estendida até ao final do ano e prometeu ainda novas medidas para apoiar quem tem crédito à habitação, depois de admitir os apoios atuais ficaram aquém do esperado.

“Todas as medidas que são positivas para a juventude, para a minha provecta idade, para quem está nos estratos intermédios, são muito importantes. Pensando na juventude, há um problema de habitação, sinal de que subiu o número de estudantes no Ensino Superior, nomeadamente na área da Grande Lisboa”, começou por dizer o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas durante a inauguração do Percurso Ribeirinho de Loures, que liga aquela localidade a Lisboa e a Vila Franca de Xira.

Mas o Chefe de Estado salientou que as rentrées partidárias são momentos que trazem “sinais de esperança para o futuro” e que as medidas “dão jeito em termos eleitorais”, altura em que “o português aguça o seu olhar a ver se pode ser um bocadinho melhor”.

Além disso, o Presidente da República vincou que “há mais mundo além dos jovens”, salientando que o IVA zero “que é para todos faz diferença, por pequena que seja, para os portugueses que têm muito pouco”.

Quanto à margem financeira do Governo e sobre a “folga” orçamental, Marcelo sublinha que “o Governo é que sabe e é que tem de dizer até onde é que quer utilizar a folga. Posso desconfiar, sabendo o que o senhor primeiro-ministro me diz, mas o Governo é que tem de dizer”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo considera “positivas” as medidas anunciadas por Costa mas diz que “dão jeito em termos eleitorais”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião