Comité das Regiões Europeu quer que UE priorize habitação no financiamento
O presidente do Comité das Regiões Europeu vê dificuldade na execução dos fundos europeus e considera que a habitação devia ser prioridade.
O presidente do Comité das Regiões Europeu e líder do PS Açores, Vasco Cordeiro, considera que os valores do quadro comunitário de apoio podem ter de ser revistos tendo em conta o contexto de inflação mas que, para já, o principal entrave está relacionado com a execução destes fundos à escala europeia.
Na sequência, espera que as regras excecionais que se aplicaram em relação ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) possam servir de exemplo, agilizando-se os processos no futuro, indica o mesmo em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios.
Em relação ao destino dos fundos do quadro plurianual de apoio, Vasco Cordeiro acredita que a União Europeia deve ter como “prioridade” a questão da habitação, além de dever atuar nesta frente ao nível da regulação, colocando-se desta forma alinhado com a posição do primeiro-ministro português, António Costa, que enviou uma carta a Bruxelas neste sentido.
Na entrevista fica ainda o alerta de que o Portugal 2030 pode ser o último quadro de apoio para Portugal, mas que tanto as ilhas como outras regiões continuam a precisar de apoios comunitários. Neste sentido, apela à criação de novos mecanismos.
Já fora do quadro comunitário, Vasco Cordeiro defendeu que o Banco Central Europeu deveria pôr um travão na subida das taxas de juro, caso contrário pode dar azo a “fenómenos extremistas”, que aproveitam o momento para “cavalgar a insatisfação” das famílias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comité das Regiões Europeu quer que UE priorize habitação no financiamento
{{ noCommentsLabel }}