Segurança Social acumula bónus de 682 milhões de euros

  • ECO
  • 11 Setembro 2023

Os descontos para a Segurança Social registados até julho já ultrapassam o valor que o Governo projetava de receita adicional para o total do ano.

A receita contributiva da Segurança Social tem estado a disparar, a par com a dos impostos, sendo que até julho, os descontos para este sistema já ultrapassavam em 682,1 milhões de euros a meta de cobrança adicional para o ano todo, noticia o Jornal de Negócios (acesso condicionado), com base nos dados da execução do Orçamento da Segurança Social.

O Governo tem defendido que estes ganhos se devem ao dinamismo do mercado de trabalho, sendo de destacar que os aumentos salariais para compensar a inflação também têm afetado esta rubrica, que tem vindo a aumentar a uma velocidade considerável desde abril. A receita subiu 13,7% nos primeiros sete meses do ano, face a igual período do ano passado, tendo sido arrecadados cerca de 14 mil milhões de euros.

No Orçamento do Estado para este ano, o Governo esperava que o aumento adicional iria ser de apenas mil milhões de euros, valor que já foi largamente ultrapassado. É de recordar que o saldo do ano passado já foi considerado histórico, com a ministra do Trabalho a destacar que tinha sido o “saldo mais alto dos últimos dez anos”, ainda que os valores inesperados de arrecadação não fossem tão elevados como este ano (rondavam os 160 milhões por esta altura).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social acumula bónus de 682 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião