Portugal paga mais de 3,3% para emitir dívida a 9 e 12 anos
Estado colocou no mercado 1.007 milhões de euros através de dois leilões de obrigações do Tesouro, que resultaram numa yield de 3,63% na emissão a 9 anos e numa taxa de 3,38% na emissão a 12 anos.
A República Portuguesa financiou-se esta quarta-feira em 1.007 milhões de euros através da realização de dois leilões de obrigações do Tesouro a 9 e 12 anos.
No leilão que teve como referência a linha OT 1,65% 16JUL2032 (a 9 anos), a procura superou em 2,51 vezes a oferta e resultou numa yield de 3,383%, cerca de 16,6 pontos base abaixo do preço que o Estado pagou a 8 de março deste ano numa emissão com as mesmas características e pela qual pagou 3,549% pela emissão de 397 milhões de euros.
No leilão a 12 anos, que foi realizado através da obrigação OT 0,9% 12OUT2035, a procura superou em 2,96 vezes a oferta e resultou numa yield de 3,632%. Mais 4,5 pontos base face ao que Portugal pagou a 12 de julho numa emissão semelhante, pela qual pagou 3,587% pela emissão de 282 milhões de euros.
“A procura em ambas as emissões foi elevada, sendo que na mais longa, a de 12 anos, foi bem superior à do último leilão e a demonstrar a confiança que os investidores têm em comprar divida nacional”, refere Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.
As operações realizadas esta quarta-feira ocorreram um dia antes do encontro de governadores do Banco Central Europeu (BCE), que terá lugar amanhã em Frankfurt, em que poderá ser anunciado mais um aumento de 25 pontos base das taxas diretoras do BCE.
Com a realização destas duas emissões, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) acumula até ao momento sete leilões de obrigações do Tesouro, que permitiram à República financiar-se em cerca de 3.671 milhões de euros.
Além destas operações, o IGCP realizou também oito leilões de Bilhetes do Tesouro, que resultaram num montante total de financiamento de 3.973 milhões de euros.
Segundo as cotações atuais dos títulos de dívida no mercado secundário, as obrigações do Tesouro transacionam atualmente com uma yield média de 0,2 pontos percentuais acima dos valores de há seis meses.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal paga mais de 3,3% para emitir dívida a 9 e 12 anos
{{ noCommentsLabel }}