Português Gustavo Cardoso nomeado para Observatório da Informação e Democracia
O grupo irá supervisionar um relatório "que avaliará e sintetizará as contribuições científicas relacionadas com os desafios" que enfrenta o "ecossistema da informação".
O português Gustavo Cardoso, do ISCTE e do Obercom (Observatório da Comunicação), foi um dos 19 nomeados para o Steering Committee (comité diretivo) do Observatório Internacional da Informação e Democracia, segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira.
Este grupo “dinâmico” de especialistas “representa diversas geografias e disciplinas, abrangendo domínios tão vastos como a ciência política, a ética, o jornalismo, a engenharia, a antropologia, economia e ciência dos dados”, destacou a mesma nota.
O grupo irá supervisionar “o processo de elaboração de um relatório autorizado que avaliará e sintetizará as contribuições científicas relacionadas com os desafios que enfrentamos no ecossistema da informação”, indicou.
Assim, “na sequência de um convite global à apresentação de candidaturas que resultou em mais de 100 candidaturas de todo o mundo, 19 peritos académicos” e especialistas foram selecionados pelo Observatório, por um órgão co-presidido por Shoshana Zuboff, da Harvard Business School, e Angel Gurría, antigo Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
“O Fórum sobre Informação e Democracia agradece a dedicação destes especialistas mundiais de renome por disponibilizarem o seu tempo, competências e conhecimentos para do Observatório”, afirmou Christophe Deloire, presidente deste fórum, que supervisiona o trabalho do Observatório. O Observatório Internacional da Informação e da Democracia foi criado para lutar contra a desinformação na era digital.
Os restantes membros do Steering Committee são Luca Belli, Niva Elkin-Koren, Helani Galpaya, Timothy Garton Ash, Frances Haugen, Jeannette Hofmann, Jhalak Kakkar, Ansgar Koene, Admire Mare, Nnenna Nwakanma, Pier Luigi Parcu, Courtney Radsch, Jeremy Rifkin, Ghassan Salamé, Sonja Solomun, Nicol Turner Lee, Stefaan Verhulst e Natalia Andrea Zuazo. O primeiro relatório do comité deverá ser publicado dentro de um ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Português Gustavo Cardoso nomeado para Observatório da Informação e Democracia
{{ noCommentsLabel }}