Helvetia e MoneyPark unem-se para liderar em hipotecas na Suíça
A seguradora Helvetia quer expandir a sua posição de destaque no mercado de hipotecas suíço, unindo-se à fintech MoneyPark. Visa aumentar o volume de crédito hipotecário em mais de 3 biliões.
Fundada em 2012, a fintech MoneyPark é especializada em hipotecas e imobiliário. Presente em vinte localidades na Suíça, a empresa digital ocupa o primeiro lugar quando se pesquisa por “comparação de hipotecas”. Agora, a Helvetia está a falar em expandir a posição de liderança que a MoneyPark e a Helvetia já detêm e em agregar o potencial conjunto da sua força de vendas líder. No final do ano passado, a Moneypark, a corretora de hipotecas mais bem-sucedida na Suíça até à data, chegou a ter de suprimir postos de trabalho.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2023/09/martin-jara.jpg)
O objetivo principal é o de continuar a expandir a atividade, como sublinham as duas empresas. O plano consiste em aumentar significativamente o volume anual de crédito hipotecário de mais de 3 mil milhões de francos suíços nos próximos cinco anos. De acordo com o comunicado de imprensa, a marca Moneypark mantém-se, mas a Helvetia está a concentrar-se nas lojas da sua filial. Para além das “flagship stores” da Moneypark, em Zurique, Lausana e Genebra, os serviços do corretor de crédito hipotecário serão futuramente prestados nas agências gerais da seguradora com sede em St. Gallen. Atualmente, a Moneypark detém 19 agências.
A integração das sucursais Moneypark está sujeita ao resultado da consulta Moneypark, bem como à aprovação da autoridade, de acordo com a nota. A medida tem ainda por objetivo reduzir custos. Ao agrupar recursos, podem ser realizadas sinergias de custos de 6 a 8 milhões a partir de 2024, de acordo com o comunicado. Serão igualmente efetuados cortes a nível dos recursos humanos. Prevê-se que a medida conduza a uma redução de 25 a 30 postos de trabalho nas funções de apoio da Moneypark.
As duas plataformas Helvetia Immoworld e Moneypark serão também objeto de fusão. Consequentemente, a Helvetia registará uma correção de valor de cerca de 27 milhões de francos suíços sobre o seu investimento na Moneypark, que será imputada aos resultados semestrais. A seguradora anunciará os seus números semestrais em 27 de setembro.
O CEO da Helvetia Suíça, Martin Jara, demonstrou-se optimista na passada terça-feira: “A combinação da experiência imobiliária líder da Moneypark com a ampla rede de distribuição da Helvetia é a resposta certa para o ambiente desafiador“, disse ele no anúncio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Helvetia e MoneyPark unem-se para liderar em hipotecas na Suíça
{{ noCommentsLabel }}