87% dos videojogos clássicos já não estão à venda

  • Servimedia
  • 20 Setembro 2023

Um estudo realizado pela Fundação para a História dos Videojogos e pela Rede para a Preservação do Software revelou que apenas 13% da biblioteca desses jogos é facilmente acessível ao público.

Com a grande maioria dos jogos lançados antes de 2010 inacessíveis ao consumidor, a plataforma Wallapop enfrenta o desafio e se posiciona como uma solução prática que conecta os jogadores a esses videojogos.

Em Portugal, a publicação de anúncios de produtos da categoria de jogos e consoles aumentou 148% desde o lançamento da plataforma no mercado português até o final do ano (dezembro).

Este estudo, realizado por organizações dedicadas a preservar a história dos videojogos, lança luz sobre a dificuldade atual de aceder os videojogos clássicos devido a fatores complexos como direitos autorais, volatilidade na distribuição digital e obsolescência das plataformas, já que cada versão dos jogos é projetada para as especificações técnicas exclusivas de cada consola.

Através de um catálogo diversificado, a Wallapop também oferece uma viagem no tempo ao baú dos consolas, desde os mais antigos até os mais famosos, com opções para todos os gostos. Assim, os usuários podem encontrar jogos e consolas antigos e raros ao alcance de todos.

Comprando e vendendo videojogos reutilizados na plataforma, os usuários contribuem para uma abordagem mais ecológica e económica, uma vez que o preço médio da categoria de Videojogos e Consolas fica em 43,93 euros, alinhado com os princípios de consumo consciente e acessível defendidos pela Wallapop.

JOGOS POPULARES

Dentro desta categoria, os 3 jogos mais populares nos últimos 12 meses foram Fifa 23, Super Mario e Hogwarts Legacy e, em relação a consoles, Nintendo Switch, PS4 e Nintendo 3DS.

A possibilidade de comprar e vender itens no mercado espanhol amplia o catálogo de produtos disponíveis e, graças à tecnologia de geolocalização da plataforma, compradores e vendedores que estão na mesma cidade podem optar pela entrega em mãos ou, para transações à distância, a Wallapop oferece um sistema de envio intermediado e gerenciado por seus parceiros logísticos, Envios Wallapop, com custos de envio a partir de apenas 2,40 €. A possibilidade de comprar e vender itens no mercado espanhol amplia o catálogo de produtos disponíveis.

A Wallapop é a plataforma líder em consumo consciente e humano. Fundada em Barcelona em 2013 e presente na Espanha, Itália e Portugal, a Wallapop tem como objetivo criar um ecossistema único de inventário de produtos reutilizados que facilite um modelo de consumo mais humano e sustentável. A plataforma conecta 17 milhões de usuários que a visitam todos os meses e, juntos, criam cerca de 100 milhões de anúncios por ano. Na Wallapop, é possível comprar e vender produtos de todas as categorias de bens de consumo de forma fácil, rápida e segura, sendo também uma referência em categorias como a de veículos motorizados, onde é líder entre os usuários particulares na Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

87% dos videojogos clássicos já não estão à venda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião