Partido pró-russo vence eleições na Eslováquia
Contrariando as sondagens o partido pró-russo SMER, que preconiza o fim do apoio à Ucrânia, venceu as eleições eslovacas realizadas este sábado.
O partido social-democrata Smer, liderado pelo ex-chefe do governo Robert Fico venceu as eleições legislativas realizadas este sábado na Eslováquia, obtendo 23,3% dos votos com a contagem terminada.
As primeiras estimativas, baseadas nas sondagens à boca da urna, apontavam como provável vencedor o partido progressista pró-europeu PS, do Vice-Presidente do Parlamento Europeu Michal Simecka, que acabou por obter apenas 17,1% dos votos, ficando em segundo lugar.
Em terceiro lugar ficou o partido social-democrata moderado “A Voz” (Hlas), do antigo primeiro-ministro Peter Pellegrini, um ex-aliado de Fico, com certa de 15% dos votos.
Caso se cumpra as promessas da campanha, isso poderá representar uma mudança radical para o poder em Bratislava. O país, até agora, foi um forte aliado da vizinha Ucrânia na guerra contra a Rússia. O partido SMER de Fico é considerado mais nacionalista e socialmente conservador, criticando o liberalismo social que diz ser imposto a partir de Bruxelas. O PS tem anunciado ser mais liberal em políticas verdes, direitos LGBT, integração europeia mais profunda e direitos humanos.
A Eslováquia resultou da divisão da Checoslováquia em 1993, tem cerca de 5 milhões de habitantes e é membro da União Europeia desde 2004 e aderiu ao Euro em 2009. Pertence ao Espaço Schengen e é membro da NATO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Partido pró-russo vence eleições na Eslováquia
{{ noCommentsLabel }}