Governo congela preços dos passes de transportes públicos em 2024, avança PS
Tal como este ano, o Executivo decidiu travar o aumento do custos dos títulos de transporte, segundo os socialistas que confirmam a gratuitidade para estudantes até 23 anos a partir de 2024.
O Governo vai congelar os preços dos transportes públicos em 2024, pelo segundo ano consecutivo, anunciou esta sexta-feira o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, à saída de uma reunião com a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o ministro das Finanças, Fernando Medina, que estão desde a manhã a apresentar as linhas gerais da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2024 aos vários partidos do Parlamento.
O socialista revelou que o OE para 2024 prevê, na área dos transportes e da mobilidade, “a gratuitidade dos passes até aos 23 anos e o congelamento de todos os outros passes, num esforço de combate às alterações climáticas e num quadro de reforço das políticas públicas para garantir os rendimentos das famílias e dos mais jovens”.
Será então o segundo ano consecutivo de congelamento dos passes de transportes públicos e a estreia da gratuitidade para os jovens estudantes até aos 23 anos.
Sem desvendar, em detalhe, novas medidas que irão constar no OE, Brilhante Dias referiu que a aposta continuará a ser “o reforço das creches”, mas também o “reforço dos rendimentos”. Neste âmbito, sublinhou os “passos dados na Função Pública” com as atualizações salariais e as negociações em concertação social “para reforçar os rendimentos de famílias e jovens”.
Trata-se de “um OE de convergência da economia portuguesa, num claro reforço do investimento público, num momento em que o PRR está a carburar e a avançar de forma mais rápida”, rematou
(Notícia atualizada às 17h16)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo congela preços dos passes de transportes públicos em 2024, avança PS
{{ noCommentsLabel }}