Vendas da Ikea Portugal crescem quase 11%. Marca tem 60 milhões para investir no país

Numa altura em que se prepara para assinalar 20 anos em Portugal, a Ikea registou um crescimento das vendas no ano fiscal de 2023 superior ao que foi conseguido pelo grupo.

A Ikea Portugal alcançou vendas de 611 milhões de euros no ano fiscal completo de 2023, que terminou a 31 de agosto. Representa um crescimento de 10,8% em comparação com os 552 milhões conseguidos no período homólogo, e um ritmo superior ao do grupo a nível global.

“As vendas da Ikea Portugal são o reflexo da crescente importância da casa na vida das pessoas e também do nosso investimento contínuo em melhorar a experiência de compra dos nossos clientes”, comenta Helen Duphorn, a mulher que lidera a cadeia sueca em Portugal, citada num comunicado.

A nível internacional, o Grupo Ingka, dono da Ikea, registou vendas de 41,7 mil milhões de euros no ano fiscal de 2023, mais 5,7% do que no ano fiscal anterior.

Na mesma nota, a Ikea Portugal assegura que “continua comprometida” com a sua estratégia no país, “apesar de todas as condicionantes externas, e do atual contexto de instabilidade económica e geopolítica”. A marca tem 60 milhões de euros para investir em Portugal no ano fiscal de 2024, que começou a 1 de setembro, e durante o qual vai assinalar o 20.º aniversário no país.

“Grande parte deste investimento está, por isso, direcionado para a redução de preços: com base nos sólidos resultados alcançados no ano fiscal de 2023, a Ikea Portugal anunciou recentemente um investimento de 13 milhões de euros para reduzir preços dos seus produtos ao longo do atual ano financeiro”, recorda a companhia que vende mobiliário e artigos para o lar.

Além destes resultados, a subsidiária da Ikea em Portugal aponta que o canal de vendas digital continua a ganhar tração: “Há quatro anos, as vendas online da marca de origens suecas representavam cerca de 4% do total de vendas, mas, no ano fiscal de 2023, as vendas através de canais remotos representaram 21%”, destaca.

“Este aumento significativo é reflexo das alterações de comportamento dos consumidores portugueses, mas também do compromisso e investimento da Ikea” na melhoria da experiência de compra digital, conclui o comunicado.

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