Penúltimo escalão de IRS também vai pagar taxa adicional
O penúltimo escalão contempla agora rendimentos coletáveis “de mais de 51.997 até 81.199” euros, sendo que à parcela que exceda 80 mil euros vai ser aplicada a taxa de solidariedade.
Os trabalhadores cujos rendimentos se enquadrem no penúltimo escalão do IRS vão ter de pagar a taxa adicional de solidariedade, nos valores que superem os 80 mil euros, segundo a atualização dos escalões do imposto, prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2024, como avança o Jornal de Negócios (acesso pago).
Isto já que agora o penúltimo escalão contempla rendimentos coletáveis “de mais de 51.997 até 81.199” euros, sendo que à parcela que exceda 80 mil euros vai ser aplicada a taxa de solidariedade de 2,5%. É a primeira vez que esta taxa se aplica também a outro escalão para além do último, desde que foi criada.
O impacto nos montantes a pagar é ainda incerto, sendo que existiram mais mudanças no sistema do IRS inscritas neste Orçamento do Estado: por um lado, o limite superior do 8.º escalão também subiu e, por outro, como o imposto é progressivo os contribuintes vão beneficiar da redução de taxas até ao 5.º escalão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Penúltimo escalão de IRS também vai pagar taxa adicional
{{ noCommentsLabel }}