Fundo britânico Zegona compra Vodafone Espanha por 5.000 milhões de euros
Vodafone dará ao Zegona a licença para usar a marca Vodafone em Espanha durante um período de até dez anos. Operação da empresa no país vizinho é liderada pelo português Mário Vaz desde 1 de abril.
A empresa de telecomunicações Vodafone vai vender todo o negócio que tem em Espanha ao fundo britânico Zegona por 5.000 milhões de euros, anunciaram esta terça-feira as duas entidades.
Com esta operação, a Vodafone dará ao Zegona a licença para usar a marca Vodafone em Espanha durante um período de até dez anos. As duas empresas assinarão ainda “outros acordos transitórios e a longo prazo” que incluem diversos serviços, disse o Zegona, num comunicado.
A finalização da transação depende ainda de aprovações dos acionistas do fundo Zegona e de entidades reguladoras, devendo estar concluída no primeiro semestre de 2024.
A Vodafone Espanha é liderada pelo português Mário Vaz desde 1 de abril, que foi CEO da Vodafone Portugal durante mais de dez anos.
Num comunicado, a presidente executiva da Vodafone, Margherita Della Valle, disse que “a venda da Vodafone Espanha é um passo fundamental para dimensionar” a carteira do grupo com vista ao crescimento, permitindo centrar os recursos “em mercados com estruturas sustentáveis e suficiente escala local”.
Em Portugal, é a Vodafone Portugal que está compradora. A empresa liderada por Luís Lopes tem, desde 30 de setembro de 2022, uma oferta para adquirir a concorrente Nowo aos espanhóis da MásMóvil. Quase a completar um ano desde que foi anunciada, a oferta da Vodafone pela Nowo continua a ser avaliada pela Autoridade da Concorrência (AdC).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo britânico Zegona compra Vodafone Espanha por 5.000 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}