Produção da indústria portuguesa caiu 5,6% em setembro
Índice de Produção Industrial apresentou uma desaceleração de 5,6% em setembro face ao período homólogo, superando a queda de 4,7% registada no mês anterior. Energia deu o maior contributo negativo.
A produção industrial em Portugal desacelerou 5,6% em setembro em relação ao período homólogo, superando desta forma a quebra de 4,7% que tinha sido registada em agosto, igualmente face ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os agrupamentos de “Investimento” e “Energia” apresentaram uma “forte degradação face ao observado no mês anterior”. Excluindo o agrupamento da energia, a produção industrial em setembro teria tido um abrandamento de 5,1%.
Segundo a publicação, em setembro, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas negativas. O agrupamento de “Bens de Consumo”, apesar da recuperação de 2,2 p.p. face a agosto, apresentou o maior contributo para a variação do índice total (-1,6 p.p.), originado pela diminuição de 4,8%. Já os os agrupamentos de “Bens Intermédios” e de “Energia” contribuíram ambos com uma quebra de 1,4 p.p., em resultado de variações homólogas negativas de 4,0% e de 8,5%, respetivamente.
No que toca à comparação mensal, o INE revela todos os grandes agrupamentos industriais — com exceção de “Bens Intermédios” que cresceu 1,1 pp — apresentaram contributos negativos para a variação do índice total. O agrupamento de “Bens de Investimento” teve a quebra mais expressiva, (-2,4 p.p.).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção da indústria portuguesa caiu 5,6% em setembro
{{ noCommentsLabel }}