Transportes públicos gratuitos na Madeira para estudantes até 23 anos
A medida será incluída no Orçamento Regional para o próximo ano, representando um investimento de 4,3 milhões de euros.
Os transportes públicos na Madeira vão ser gratuitos para os estudantes até aos 23 anos e para os cidadãos com mais de 65 anos, a partir do próximo ano, anunciou esta quinta-feira o secretário dos Equipamentos e Infraestruturas. Pedro Fino falava na Assembleia Legislativa da Madeira, no segundo dia da discussão do Programa do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, para o quadriénio 2023-2027.
Respondendo à deputada socialista Patrícia Agrela, que defendeu a necessidade de melhorar os transportes públicos, o governante disse que a medida será incluída no Orçamento Regional para o próximo ano, representando um investimento de 4,3 milhões de euros.
Na sua intervenção inicial, o secretário salientou que “é num quadro particularmente exigente e de muitas incertezas” que o Programa do Governo está a ser discutido, referindo-se às guerras no leste da Europa e no Médio Oriente e à crise política no país. O governante defendeu que “com o socialismo Portugal não acerta o passo” e comparou a situação de instabilidade no continente com o clima de estabilidade da Madeira.
Pedro Fino afirmou que o Governo Regional está empenhado na execução de um programa “exigente e ambicioso”, destacando a habitação, a transição energética e a mobilidade como prioridades, além da conclusão do Hospital Central e Universitário da Madeira.
Para o governante, é “imperativo” continuar a apostar em programas de apoio ao arrendamento, assim como à aquisição de habitação própria permanente sobretudo por parte dos agregados familiares jovens que não têm recursos financeiros para comprar casa aos preços de mercado.
O secretário das Infraestruturas sublinhou, por outro lado, que “a transição energética efetiva” é cada vez mais premente tendo em conta o cenário económico atual, apontando como objetivo continuar a investir na transição energética tendo em vista a redução da dependência dos combustíveis fósseis. No capítulo da mobilidade, o executivo madeirense pretende melhorar e modernizar os transportes públicos, bem como continuar a aposta na requalificação da rede regional de estradas, realçou.
O Programa do Governo Regional, composto por 190 páginas e dividido em nove capítulos, começou a ser discutido na quarta-feira na Assembleia Legislativa da Madeira, terminando na sexta-feira com a votação da respetiva moção de confiança.
A Assembleia Legislativa da Madeira é composta por 23 deputados da coligação PSD/CDS-PP, 11 do PS, cinco do JPP e quatro do Chega. PCP, IL, PAN e BE têm um deputado cada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Transportes públicos gratuitos na Madeira para estudantes até 23 anos
{{ noCommentsLabel }}