Reserva extra contra crise imobiliária pesa 30 pontos base nos rácios de capital do Novobanco

  • Ana Petronilho
  • 17 Novembro 2023

Banco liderado por Mark Bourke já informou a CMVM que a almofada financeira imposta pelo Banco de Portugal para uma eventual crise imobiliária será de 30 pontos base.

A almofada de capital adicional imposta pelo Banco de Portugal para a proteção de uma eventual crise no mercado imobiliário vai pesar cerca de 30 pontos base dos requisitos de fundos próprios do Novobanco.

De acordo com a informação enviada pelo banco liderado por Mark Bourke ao mercado a “implementação desta medida que estabelece a constituição de uma reserva para risco sistémico setorial traduz-se num aumento pró-forma esperado de cerca de 30 pontos base dos requisitos de fundos próprios”.

O administrador Luís Ribeiro já tinha dito, esta quinta-feira na conferência Banca do Futuro, organizada pelo Jornal de Negócios, que a medida iria ter um impacto de cerca de 50 milhões de euros no Novobanco assegurando que o banco “está muito bem capitalizado”.

Em causa está a constituição de uma reserva de capital adicional que corresponderá a 4% da carteira de empréstimos a particulares garantida por imóveis destinados à habitação, que irá obrigar os bancos afetados pela medida a colocarem de lado cerca de 400 milhões de euros. BCP e Santander, sendo os maiores bancos, deverão ter de criar almofadas de mais de 100 milhões.

E o banco liderado por Miguel Maya já informou a CMVM que a “reserva para risco sistémico setorial se traduziria em base proforma num aumento estimado dos requisitos de fundos próprios em 26 pontos base”.

Na nota, publicada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novobanco lembra ainda que esta “reserva visa aumentar a resiliência das instituições perante uma potencial materialização futura de risco sistémico no mercado imobiliário residencial em Portugal”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reserva extra contra crise imobiliária pesa 30 pontos base nos rácios de capital do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião