Trabalhar para lá do horário normal faz produtividade cair em 20%
Trabalhar para lá do horário de trabalho faz cair produtividade e aumenta stress. Horas extra podem ser "sinal de alerta de que um colaborador está a lidar com muitas tarefas", avisa Slack.
Trabalhar longas horas extraordinárias já foi visto como um sinal de produtividade, mas os dados mais recentes vêm provar o contrário. De acordo com o “Workforce Index” divulgado esta terça-feira pelo Slack, os trabalhadores que se sentem obrigados a ultrapassar o seu horário normal registam pontuações de produtividade 20% mais baixas do que os que desligam no final do dia de trabalho.
“A diferença de produtividade depende do que leva os trabalhadores a trabalharem pela noite dentro (ou logo de manhã cedo). Cerca de dois em cada cinco trabalhadores administrativos (37%) inicia sessão fora do horário padrão da sua empresa, pelo menos uma vez por semana, e mais de metade (54%) destes trabalhadores diz que é porque se sente pressionado a fazê-lo e não porque assim o deseja”, é salientado no estudo, que teve por base inquéritos a mais de 10 mil trabalhadores em todo o mundo.
No caso desses trabalhadores que se sentem obrigados a trabalhar para lá do horário, a produtividade está 20% abaixo da verificada entre os trabalhadores que se desconectam no fim do dia de trabalho. Além disso, aumenta o stress relacionado com o trabalho (em 2,1 vezes), diminui a satisfação com o ambiente de trabalho (em 1,7 vezes) e agrava-se o risco de burnout (em duas vezes).
Mais. Aqueles que trabalham fora do horário normal “têm 50% mais probabilidades de dizer que a sua produtividade está bloqueada pela priorização de tarefas, por oposição aos que registam um dia de trabalho padrão”.
Por outro lado, o estudo do Slack revela que muitos trabalhadores de todos os níveis realizam as suas tarefas diárias “sem qualquer tempo de inatividade, tendo 1,7 vezes mais probabilidade de sofrer esgotamentos”. Pior, apesar de reconhecerem que as pausas aumentam a produtividade, são raros os trabalhadores que as cumprem.
“Os colegas que fazem pausas, por outro lado, apresentam pontuações 62% mais elevadas em termos de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, 43% mais capacidade de gerir o stress e a ansiedade, 43% mais satisfação geral e – talvez surpreendentemente – pontuações 13% mais elevadas em produtividade”, detalha o estudo.
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