Consultora lisboeta “abrilhanta” gestão com filial e escritório na Alemanha
Detida por André Coutinho e Jorge Carvalho, ex-gestores da Capgemini e Accenture, a Brighten entra na Alemanha, que vale 20% da faturação. Desde a fusão abriu em Angola e fechou no Porto e Luxemburgo.
Três anos depois de a Procensus e a Oak Peak, consultoras de gestão especializadas em tecnologias de informação (TI), avançarem com um processo de fusão, com os respetivos sócios a dividirem em partes iguais o capital e também a gestão da nova empresa, a Brighten Consulting, como foi renomeada após esta operação, prepara-se para fechar o exercício de 2023 com um volume de negócios superior a oito milhões de euros, quase o dobro do registo conjunto quando operavam em separado.
A puxar por este crescimento de 23% face ao ano anterior – e pelas projeções de um novo aumento a rondar os 35% em 2024 – estão as operações nos mercados internacionais, que asseguram atualmente metade da faturação. Sobretudo em Angola, onde no ano passado abriu um escritório (Luanda) para “disponibilizar uma resposta mais eficaz e personalizada aos clientes” locais, e na Alemanha, onde em julho deste ano criou uma filial.
Entretanto, escolheu a cidade de Wolfsburg para instalar um novo escritório físico na Alemanha, “um mercado recente, mas que já representa 20% do volume de faturação da empresa”, salienta ao ECO o managing partner, André Coutinho. A localização foi alvo de uma “ponderação cuidadosa”, para estar “alinhada com os objetivos estratégicos e as necessidades dos colaboradores e clientes na região alemã”.
A Alemanha é um mercado recente para nós, mas que já representa 20% do volume de faturação da empresa.
Este antigo gestor da Deloitte e da Capgemini , dono da Procensus nos cinco anos anteriores à fusão com a Oak Peak, que tinha sido criada em 2016 por Jorge Carvalho, ex-quadro da Accenture, descreve ao ECO que a decisão de estabelecer uma presença local na Alemanha foi motivada por fatores estratégicos e comerciais. A começar pelo facto de já ser um dos principais mercados de exportação de serviços, especialmente na área SAP e das soluções digitais em modelo nearshore.
Com o negócio a ganhar dimensão naquela região, aposta em ter ali uma “presença física mais forte”, com uma equipa de 25 profissionais, que aponta como “crucial para garantir a confiança dos clientes e demonstrar o compromisso com o mercado alemão”. Para já, serviu para diversificar a oferta de serviços, com a formalização de uma parceria com a Sage na Alemanha para implementar os produtos desta software house para o mercado empresarial.
Fecha escritórios no Porto e Luxemburgo
Presente no mercado português há mais de 20 anos e com projetos em vários países europeus e africanos de língua oficial portuguesa, a Brighten Consulting oferece serviços especializados nas áreas de Enterprise Solutions (parceiros da SAP e da SAGE), Strategy & Operations, Digital (desenvolvimentos à medida, soluções de robotização de processos, RPA e business intelligence) e Talent Solutions (outsourcing de consultores especialistas).
Distribuídos pelas várias competências do portefólio, a equipa conta atualmente com mais de 130 pessoas e tem escritórios físicos em Lisboa (sede) e em Évora. Quando a nova marca foi criada, no início de 2021, contava também com escritórios no Porto e no Luxemburgo – este último herdado da Oak Peak, que ali tinha uma estrutura dedicada a projetos com as instituições europeias.
Volvidos quase três anos, André Coutinho, fundador e managing partner da Brigthen Consulting, relata ao ECO que a empresa fechou os escritórios no Luxemburgo “devido a um desinvestimento nesse mercado”, e também encerrou o espaço que tinha no Porto “devido à preferência dos colaboradores por um modelo de trabalho remoto nessa região”.
Depois de a aquisição da Oak Peak ter alargado o portefólio de serviços e obrigado a uma “reorganização interna”, no ano passado, o grupo que continua a ter André Coutinho e Jorge Carvalho como acionistas reforçou a atividade de consultoria de gestão e de estratégia com o estabelecimento de uma nova empresa — a Brighten Strategy & Operations — concentrada em disponibilizar estes serviços “de forma mais especializada”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consultora lisboeta “abrilhanta” gestão com filial e escritório na Alemanha
{{ noCommentsLabel }}