Combustíveis ficam mais caros na próxima semana. Gasóleo sobe 3,5 cêntimos e gasolina dois
A partir de segunda-feira, quando abastecer, deverá pagar 1,589 euros por litro de gasóleo simples e 1,648 euros por litro de gasolina simples 95.
O Pai Natal não vai deixar um bom presente no sapatinho dos automobilistas portugueses. Ao fim de oito semanas a descer, os preços dos combustíveis vão aumentar na próxima semana, acompanhando a evolução dos custos da matéria-prima. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir 3,5 cêntimos a partir de segunda-feira e a gasolina dois cêntimos, avançou a SIC Notícias.
A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,589 euros por litro de gasóleo simples e 1,648 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. O Governo aumentou os “descontos” nos combustíveis, em dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina. Desta forma, a redução de impostos determinada pelas medidas atualmente em vigor é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina.
Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent à sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. E é de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
Esta semana, os preços do gasóleo desceram 2,2 cêntimos e os da gasolina 1,4 cêntimos. As descidas quase corresponderam a expectativa do mercado, que apontava uma redução de dois cêntimos nos preços do diesel e de 1,5 cêntimos na gasolina.
Os preços do do brent, que serve de referência para o mercado europeu, registaram subida semanal de 3,3% alimentados pelos riscos geopolíticos devido aos ataques no Mar Vermelho e potenciais perturbações nas operações de transporte. Tem aumentado o número de cargueiros que estão a evitar o Mar Vermelho devido aos ataques a navios levados a cabo pelo grupo militar Houthi, em resposta aos ataques de Israel a Gaza. Esta sexta-feira, as grandes transportadoras Maersk e CMA CGM anunciaram que vão impor custos acrescidos nas cargas devido à necessidade de alterar as rotas dos navios.
Na sexta-feira, o brent fechou a descer ligeiramente para 79,19 dólares por barril, o que não impediu o ganho semanal, e uma recuperação depois das quedas provocadas pela decisão de Angola abandonar a OPEP, que gerou dúvidas sobre a capacidade do grupo de países exportadores de petróleo em sustentar os preços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Combustíveis ficam mais caros na próxima semana. Gasóleo sobe 3,5 cêntimos e gasolina dois
{{ noCommentsLabel }}