Portugal é o nono país da OCDE com a mais elevada taxa de desemprego
Desde agosto de 2020 que Portugal apresenta sistematicamente taxas de desemprego acima da média dos países da OCDE. Em novembro não foi exceção.
O mercado de trabalho no espaço da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), da qual Portugal faz parte, continua a mostrar sinais de robustez.
De acordo com dados divulgados esta quinta-feira, a taxa de desemprego média nos 38 países da OCDE fixou-se em 4,8% em novembro, mantendo-se assim inalterada pelo nono mês consecutivo e no nível mais baixo desde janeiro de 2001 (início da série da OCDE).
“A taxa de desemprego manteve-se inalterada em novembro em 20 países da OCDE com dados disponíveis, enquanto sete países registaram descidas e outros seis registaram aumentos da taxa de desemprego”, refere a OCDE em comunicado.
Portugal foi um dos países que não sofreu alterações na sua taxa de desemprego em novembro, que voltou a fixar-se nos 6,6%. No entanto, os atuais níveis de desemprego registados em Portugal permanecem acima da média da Zona Euro (6,4%) e da média da União Europeia (5,9%) e fazem de Portugal o nono país da OCDE com a mais elevada taxa de desemprego.
A baixa taxa de desemprego no seio da OCDE foi também acompanhada por uma estabilização da taxa de emprego no terceiro trimestre (que se manteve nos 70,1%) e por um ligeiro aumento da taxa de participação no mercado de trabalho para 73,8% no final do terceiro trimestre.
Segundo os economistas da OCDE, ambos os números são dos “níveis mais elevados registados desde o início da série, em 2005 e 2008, respetivamente”, com ambos os indicadores a “atingirem ou a aproximarem-se dos seus máximos históricos em nove dos 38 países da OCDE, incluindo França, Itália e Japão.”
Os dados divulgados esta quinta-feira revelam ainda que a taxa de emprego excedeu os 70% em quase dois terços dos países da OCDE, como sucede com Portugal desde o segundo trimestre de 2021. No entanto, a taxa de emprego diminuiu em 20 países da comunidade no terceiro trimestre de 2023.%).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o nono país da OCDE com a mais elevada taxa de desemprego
{{ noCommentsLabel }}