Chineses investem dois mil milhões em fábrica de baterias de lítio em Sines
China Aviation Lithium Battery Technology quer arrancar com a produção até ao final do próximo ano devido à elevada procura de baterias por parte de fabricantes automóveis.
A China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) é a promotora de um projeto para uma fábrica de baterias de lítio em Sines, no distrito de Setúbal, que está em consulta pública. De acordo com o Jornal Económico (acesso pago), a unidade prevê um investimento de 2.060 milhões de euros e a criação de 1.800 postos de trabalho diretos.
Para a empresa chinesa, o objetivo é arrancar com a produção até ao final de 2025, devido à elevada procura dos clientes, principalmente da indústria automóvel. A unidade industrial vai localizar-se num terreno com 45 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e terá a capacidade para 15 gigawatts-hora (GWh), o equivalente a 38,6 milhões de células por ano.
Em novembro de 2022, a CALB adiantou à Lusa que este projeto, que foi reconhecido como Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) em março do ano passado, pode vir a representar mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) quando estiver em produção. Daqui a quatro anos, a empresa espera ampliar as instalações, escalando a unidade de 15 para 45 GWh.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chineses investem dois mil milhões em fábrica de baterias de lítio em Sines
{{ noCommentsLabel }}