Energia renovável representou 87% da produção total da EDP em 2023
A EDP adianta igualmente que os níveis de reservatórios hídricos em Portugal atingiram, em dezembro de 2023, um máximo histórico dos últimos 10 anos, posicionando-se nos 78%.
A produção de energias renováveis da EDP teve um crescimento de 8% em 2023, o que representa 87% da produção total, quando comparado com os 74% de 2022, avança a empresa, em comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A EDP securitizou dois mil milhões de euros de défice tarifário em dezembro de 2023.
A produção hídrica na Península Ibérica, líquida de bombagem, atingiu 8,2 TWh, em linha com a média histórica, em comparação com a seca extrema de 2022 (produção 4TWh abaixo da média), ainda de acordo a empresa. A EDP adianta igualmente que os níveis de reservatórios hídricos em Portugal atingiram, em dezembro de 2023, um máximo histórico dos últimos 10 anos, posicionando-se nos 78% (22p.p. acima da média). Por isso mesmo, a empresa antecipa “boas perspetivas de produção hídrica para o início de 2024”.
A EDP revela ainda que, em 2023, adicionou mais 2,7 GW de capacidade solar e eólica – incluindo solar distribuído na Europa e Brasil –, tendo alcançado uma capacidade instalada de 16,9GW (EBITDA + Equity). Atingiu ainda uma capacidade instalada de
1,1GW no Solar distribuído, ou seja, cerca de 36% do portfólio solar e se traduz num aumento de 60% face ao igual período de 2022.
A EDP dá ainda conta da conclusão de três operações de rotação de ativos, em julho em Espanha, em outubro na Polónia e em dezembro no Brasil.
“Após a alienação de 80% dos 720 MW da central a carvão de Pecém no Brasil, e da nova parceria 50%/50% na termoelétrica da Aboño na Espanha (desconsolidada em dezembro de 2023), é esperado que o peso do carvão na geração total seja imaterial em 2024, proporcionando visibilidade adicional ao compromisso da EDP coal-free (livre de carvão) em 2025″, destaca a empresa.
Por fim, a EDP avança que o volume de eletricidade comercializado no mercado Ibérico baixou 10% em termos homólogos, “refletindo a diminuição dos volumes vendidos a clientes industriais em Espanha”. Já no gás, completa, “os volumes vendidos diminuíram 28% em relação a 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Energia renovável representou 87% da produção total da EDP em 2023
{{ noCommentsLabel }}