Relação com os colegas é “fator determinante” para bem-estar no trabalho

Menos de metade dos portugueses sente-se psicologicamente bem ou otimamente, revela estudo da BCG. Relação com os colegas é fator determinante, acima da flexibilidade ou condições do local.

Mais do que a flexibilidade, a diversidade ou até as condições do local de trabalho, as relações com os colegas são determinantes para o bem-estar dos trabalhadores portugueses. Quem o diz é a consultora Boston Consulting Group (BCG), que num novo estudo indica que menos de metade dos portugueses se sente psicologicamente bem ou otimamente no exercício das suas funções profissionais.

“Cerca de um quarto dos portugueses (23%) sente-se psicologicamente instável ou um pouco instável no trabalho. Em oposição, 31% dos inquiridos sente-se razoável e menos de metade (46%) sente-se psicologicamente bem ou otimamente no exercício das suas funções laborais”, retrata a consultora, no “Consumer sentiment survey 2023”, que teve por base as respostas de mil trabalhadores.

Cenário traçado, a BCG indica que “o fator que se destaca como determinante para o bem-estar psicológico dos trabalhadores é a relação com os colegas (61%)”. Seguem-se as condições do local de trabalho (47%), a flexibilidade horária (46%) e a relação com a liderança (40%).

a relação com as entidades externas (22%) e a diversidade e inclusão (17%) aparecem como fatores menos relevantes para o bem-estar dos portugueses no local de trabalho, de acordo com o estudo divulgado esta quinta-feira.

Em reação a estes resultados, Manuel Luiz, managing director da BCG em Lisboa, sublinha que “uma parcela importante do sucesso de cada empresa passa pelo bem-estar das equipas“. “As empresas devem investir em iniciativas de desenvolvimento de um propósito comum, de fomento da pertença entre os colegas e com a organização, como parte da oferta de valor para o empregado”, recomenda.

Da parte dos próprios trabalhadores, o estudo agora conhecido adianta que os principais mecanismos usados para cuidar da saúde mental são a interação regular com os amigos e família (50%), a adoção de hábitos saudáveis de alimentação e sono e a prática de passatempos e lazer (44%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Relação com os colegas é “fator determinante” para bem-estar no trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião